Seguir o blog

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

ESCRITORES POLÍTICOS DO BRASIL (5)



"Esse menino vai longe", disse uma vez o professor Antonio Gentil. E disse mais: "Em apenas 15 dias, ele aprendeu análise gramatical, a distinguir orações e a conjugar os verbos regulares". 

O referido professor prognosticava bom futuro ao menino Rui que tinha então só cinco anos de idade. 

Tal prognóstico foi feito no distante ano de 1854.

O Rui aí é o Rui Barbosa de Oliveira, baiano de Salvador que entrou para a história como "Águia de Haia", depois de chamar a atenção do mundo pelas palestras e intervenções intelectuais que fez em Conferência da Paz, realizada  na Holanda entre junho e outubro de 1907.

O epíteto Águia de Haia veio a coroar de sucesso e admiração a carreira de intelectual que já tão bem desfrutava.

Rui foi deputado três vezes e senador cinco. Foi também o primeiro ministro da Fazenda e da Justiça no começo da República (1889).

Coube ainda a Rui a responsabilidade de escrever praticamente sozinho a Constituição de 1891.

Além dessas práticas importantíssimas, constam do currículo do admirável baiano a disputa pela presidência da República em 1910 e 1919, que perdeu para o marechal Hermes da Fonseca e Epitácio Pessoa, respectivamente. 

Incansável, Rui deixou excepcionais discursos e livros de conteúdo jurídico. Aliás, foi o inspirador da criação do Supremo Tribunal Federal. 

Como se não bastasse, Rui Barbosa é o patrono do Senado. 

Ah! Sim: Ao mesmo tempo que exercia a profissão de advogado, Rui exercia o cargo de chefe de  redação do jornal Diário da Bahia.

Morreu com 74 anos de idade em 1923.

POSTAGENS MAIS VISTAS