A base do texto foi uns duzentos títulos musicais, entre os quais o samba “Ronda”, de Paulo Vanzolini; o tango “Estação da Luz”, de Martins/Nasser; canções do paraense Billy Blanco, como “O Céu de São Paulo” e “Grande São Paulo” e de Tom Zé, “São São Paulo, Meu Amor”; além do chorinho “Cidadão Paulistano”, de Carlos Poyares; e o blues “São Paulo Zero Grau”, de Jorge Melo.
Depois disso, achei partituras e notas em periódicos já extintos.
O Correio Paulistano, por exemplo, edição de 6 de agosto de 1862, noticiou a existência de um álbum intitulado “Melodias Paulistanas”, formado por 12 peças para canto e piano, do padre Mamede José Gomes da Silva, diretor do Liceu Paulistano e amigo de Antônio Carlos Gomes, autor de um hino aos estudantes de Direito do Largo de São Francisco: “À Mocidade Acadêmica”, em parceria com o poeta Bittencourt Sampaio. O Correio Paulistano foi fundado em junho de 1854, ano do 300º aniversário de fundação do município de São Paulo.
Mas antes de Mamede e Carlos Gomes, houve quem louvasse a inspiradora cidade: os religiosos Calixto e Anchieta Arzão, em “Missa a São Paulo”, de 1750.
Em 1823, o músico Bento Maurício Arcade compôs “Águas do Anhembi”.
A cara musical da cidade talvez se expresse no conjunto Demônios da Garoa, que gravou pérolas de Adoniram, como “Trem das Onze” e “Samba do Arnesto”.
Em janeiro de 2012, o Sesc promoveu a exposição que intitulamos Roteiro Musical da Cidade de São Paulo. Milhares de pessoas visitaram essa exposição e deixaram depoimentos valiosos sobre a cidade que tantas línguas tem adotado no decorrer da sua história. Até um livrinho o Sesc publicou. Belíssimo.
O compositor e instrumentista Jarbas Faris e eu compusemos um samba intitulado São Paulo Esquina do Mundo. É nossa visão sobre Sampa. Ouça: SÃO PAULO ESQUINA DO MUNDO Dentre todas as músicas compostas em homenagem à Capital paulista “São Paulo de Todos nós”, do mineiro Téo Azevedo e do egípcio naturalizado Peter Alouche, talvez seja a que melhor expressa o comportamento receptivo da maior megalópole da América do Sul, fundada no dia 25 de janeiro de 1554. Clique: