Seguir o blog

sábado, 1 de junho de 2024

LICENCIOSIDADE NA CULTURA POPULAR (102)

Antes de Irene Dias Cavalcanti houve outra potiguar de nome Dionísia Gonçalves Pinto (1810-1885), famosa pelo pseudônimo Nísia Floresta Brasileira Augusta, tida como a primeira feminista do Brasil.

Nísia publicou duas dezenas de livros, alguns na França. O primeiro deles, Direitos das Mulheres e Injustiça dos Homens, foi publicado quando ela tinha 22 anos de idade.

Estudiosos acreditam que Nísia Floresta baseou-se no texto inglês Woman Not Inferior to Men, sem autor conhecido, para escrever o seu livro de estreia.

O município Nísia Floresta ganhou este nome em sua homenagem. Fica a cerca de 40 km de Natal, RN.

No Rio de Janeiro destacaram-se Júlia Valentim da Silveira Lopes de Almeida (1862-1934) e Albertina Bertha de Lafayette Stockler (1880-1953).

Júlia publicou poemas, contos e livros. Falou de adultério e coisa e tal. Dentre seus livros destacam-se A Falência, A Viúva Simões e A Intrusa.

No romance A Falência (1901), a autora põe à baila questões sociais que tanto afligiam as mulheres.

Tempos patriarcais,  no sentido mais completo. A protagonista Camila dá uns pulinhos de cerca com um médico amigo da família. Mais um triângulo, não é mesmo? Como terminará essa história, hein?

Em 1916 foi a vez de Albertina Bertha estrear em livro. Título Exaltação, um romance que deu o que falar.

O escritor Lima Barreto (1881-1922), em artigo publicado no jornal Gazeta de Notícias de 26 de outubro de 1920, destacou:


Depois de Balzac, de Daudet, de Maupassant, etc., o romance Exaltação de D. Albertina Bertha, na leitura, nos surge cheio de um delicioso anacronismo. Aparece-nos como uma novela de grande dama, linda e inteligente, para quem a existência só tem o merecimento e mesmo é o seu principal fim o de terminar o amor de um casal, senão de condição real, mas suficientemente principal.


Os triângulos amorosos na vida real e na ficção se sucedem desde sempre.

Esse tipo de amor triangular é encontrado também no romance Anna Karenina de Leon Tolstói (1828-1910). 

A protagonista é burguesa e tal. Seu casamento logo dá vez ao tédio. Irrita-se com tudo referente ao maridão, inclusive com seu modo peculiar de andar e de comer. Mas com o corpo ardendo de desejo, ela começa a pular cerca. É uma viagem incrível que o autor russo nos propicia. Termina com um trem anunciando num apito a presença da morte.

Em tragédia também termina o clássico do gênero Madame Bovary, de Gustave Flaubert (1821-1880). A personagem central é uma jovem sonhadora, viciada em histórias românticas. Casa-se com um médico interiorano a quem premia com um belo par de ganchos na testa. Pois é.

POSTAGENS MAIS VISTAS