Os negros no Brasil tem uma história própria, além do período terrível de escravidão que viveram no Brasil até recentemente. Claro, antes de 1888 a situação era muito pior. Mas ainda sim problemas graves ainda atingem a vida dos brasileiros e brasileiras negros.
A maior parte da população brasileira é constituída de negros e pardos.
O cantor pioneiro da nossa música popular, Manuel Pedro dos Santos, era negro. Sua primeira gravação em disco ocorreu em 1902. A música era um lundu intitulada Isto é Bom. O autor dessa música, também ator e autor de teatro, era negro e tinha por nome Xisto Bahia. Esses dois artistas nasceram em Santo Amaro da Purificação, mesmo berço de Caetano e tal.
Na mesma leva de intérpretes pioneiros da nossa música também se acha Cândido das Neves. Antes de cantor, Neves era palhaço de circo. Negrão, alto e dono de dentes alvíssimos. A história conta que esse Neves era cheio de onda, engraçado, admirado e desejado pela mulherada.
Cândido das Neves, carioca, é um dos personagens do jornalista João do Rio. Passeia no livro A Alma Encantadora das Ruas.
João do Rio, pioneiro no jornalismo, era baixo, fofinho e negro. Foi o mais novo integrante da Academia Brasileira de Letras, ABL.
Tudo que João do Rio escreveu e deixou em livro, principalmente, vale a pena ler.
Sou, confessadamente, um apaixonado por João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto. Em sua homenagem, perdi a vergonha e compus Embolada pra João do Rio. A gravação é da dupla Cajú e Castanha. Ouça:
ESTÃO NO CÉU
Eu não disse, mas digo agora: o craque da graça e da música Cândido das Neves nasceu no dia 24 de julho 1899, mesmo ano em que a maestrina Francisca Edwiges Neves, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga, compunha a primeira marchinha de Carnaval, a famosa Ó Abre Alas. E morreu num dia como hoje em 1934.
E Zé Kéti, você sabe quem foi Zé Kéti?
Zé Kéti (acima, com Assis) foi um dos mais importantes compositores de música de Carnaval do nosso País. Nasceu em 1923, no Rio e morreu em 1999. Agora façam as contas: se Cândido das Neves nasceu em 1899, quantos anos passariam para que o bamba Zé, também morresse?
Viva os bambas!