Herdamos de Portugal muita coisa boa: Repente ao Som de Viola (Desgarrada), Bumba-meu-Boi, Folia de Reis e a língua via Camões.
De Portugal também chegaram grandes portugueses, como a incomparável Maria da Conceição de Almeida Tavares.
Essa Maria não era brinquedo não. Passou a conviver entre nós a partir de 1954, quando fugiu às pressas das garras do ditador Salazar. Foi estudante, professora e grande provocadora de polêmicas. Partiu sábado aos 94 anos de idade, numa viagem sem volta. Fica a lembrança. Clique:
Junho, como o mundo todo sabe, é o mês de São João (24), Santo Antônio (13), São Pedro (29) e São Paulo (29).
Nesse mês de alegria, milho verde e muitas quadrilhas, o Brasil parece ficar mais bonito.
Claro que é no Nordeste a região mais alegre e dançante. As fogueiras desapareceram das ruas. Os balões, também.
Bom, a música dita junina começa a ser inventada e gravada ali pelos começos de 1930.
O primeiro compositor a nos brindar com marchinhas foi o baiano Assis Valente.
É nesse período que os artistas da nossa boa música mais se divertem e nos divertem como Anastácia, Fatel, Dantas do Forró, Luiz Wilson, Alceu Valença e tal e tal, sem falar no Gonzagão, Jackson, Ari Lobo, Manezinho Araújo, Marinês, Carmélia Alves e tantos mais.
A agenda do cantor e compositor Cacá Lopes está cheiinha, até a tampa. Começou a mostrar-se nos palcos antes mesmo de junho.
Cacá já se apresentou no chamado Maior São João do Mundo, há anos realizado em Caruaru, PE.
Vejam só o que o nosso querido Cacá anda fazendo por aí e mais ainda vai fazer. Da sua assessoria recebi:
A agenda de shows juninos do artista pernambucano Cacá Lopes começou ainda em maio, quando levou o seu forró na Virada Cultural pra Biblioteca Municipal Lenyra Fraccaroli no Bairro Vila Carrão –SP.
Dia 02 de junho fez sua estreia no São João de Caruaru com uma apresentação no Polo do Repente, acompanhado por três músicos da cidade e dois de São Paulo, a convite da Fundação Cultural de Caruaru.
Dia 08 o artista se apresentou em Mogi das Cruzes-SP na Mostra Eles e Elas que decantam o Nordeste, produção de Elielma Carvalho via Secretaria de Cultura. Também esteve neste evento os poetas: Moreira de Acopiara, Varneci Nascimento, Cidrão (filho de Patativa do Assaré) Peneira e Sonhador, Lena Santos, o paraibano Jocélio Amaro, a escritora Nireuda Longobardi entre outros.
Dia 11 (amanhã) Cacá Lopes estará às 18h com o Bloco do Baião na Praça das Artes (Complexo do Theatro Municipal de São Paulo), no Lançamento da Circulação SP Forró que vai percorrer até o final do ano várias Casas de Cultura e Centros Culturais da Capital.
Dia 20 fará abertura do show de Alceu Valença em Araripina-PE, após um intervalo de 22 anos sem cantar no São João de sua cidade natal.
29 dia de São Pedro Cacá Lopes encerra o mês junino com show no Projeto Kombi Cultural em Itaquera –SP.
Esse ano (2024) o artista está completando 40 anos da gravação do seu primeiro disco, um compacto de produção independente com as músicas: BRILHAR e VOCÊ QUE SONHA, ambos de sua autoria.
Aí em baixo eu conto a história dos festejos juninos. Com muita música, claro: