Seguir o blog

terça-feira, 24 de julho de 2018

FALTAM BONS CANDIDATOS ÀS PRÓXIMAS ELEIÇÕES

Já tivemos uns 40 presidentes da República e  mais de vinte vices que assumiram as rédeas do poder. Alguns de modo definitivo como Sarney, Itamar e Temer, esse aos trancos e barrancos.
Sarney foi acusado de roubo, de desvio de altas somas do erário público. O mesmo ora ocorre com o vice de Dilma.
A República Brasileira foi proclamada no dia 15 de novembro de 1889. O primeiro presidente, Deodoro da Fonseca, teve como vice o seu conterrâneo alagoano Floriano Peixoto. 
Deodoro assumiu o poder através de um golpe militar. Ele era Marechal.
Deodoro, que fechou o Congresso Nacional e impôs Estado de Sítio ao País. Ele foi o primeiro presidente a renunciar ao cargo e no seu lugar assumiu Floriano que botou prá quebrar no rigor do termo.
A primeira República durou até 1930, quando outro golpe militar elevou ao poder o gaúcho Getúlio Vargas. Esse, como os dois primeiros, prendeu, torturou e matou, além de exilar Washington Luís que deveria entregar o cargo ao sucessor Julio Prestes, eleito pelo voto popular. 
O vice presidente na chapa de Getúlio foi o paraibano João Pessoa Cavalcanti, que tombou a tiros numa confeitaria da capital pernambucana.
Getúlio governou sem vice, pois.
Getúlio deu dois golpes. Um em 1930 eo outro em 1937, que é o ano em que surge o famigerado Estado Novo.
Depois de dar um tiro no peito, no dia 29 de agosto de 1954, o potiguar Café Filho passa a mandar na República. Mas por pouco tempo. No seu lugar, entra Carlos Luz. Por pouquíssimo tempo. Por fim, no lugar de Luz entra Nereu Ramos e depois Juscelino Kubistschek. O governo de Juscelino foi tranquilo, embora os militares se movimentassem para impedir a sua posse.
Naquele tempo, anos 50, o vice-presidente recebia votos como o cabeça da chapa. E assim foi com o Jânio e Jango. Jânio renunciou e Jango, depois de assumir foi deposto pelos militares em 1964. E a história segue.
Uns 20 políticos são candidatos à chefia da nação.
O candidato líder nas pesquisas, o militar aposentado Jair Bolsonaro, já tentou 3 vezes ter vice na sua chapa, está na estaca zero. O ex governador de São paulo, Geraldo Alckmin também ainda não convenceu ninguém a seguí-lo na chapa.
Está faltando candidato de presença, que transmita segurança, respeito e confiança aos eleitores na verdade está faltando candidatos às próximas eleições. A princípio, estamos fritos. E eles, profissionais da política, também.

POSTAGENS MAIS VISTAS