Seguir o blog

quarta-feira, 20 de julho de 2022

TV: SENSACIONALISMO PRENDE O POVO

Os programas de teor policial da Bandeirantes e Record, Brasil Urgente e Cidade Alerta, foram dedicados inteiramente hoje 20, ao vivo, à uma coisa chamada o Mistério da Casa Abandonada.
Dentro da tal casa, cuja janela foi arrombada pela polícia, se achava uma senhora de 60 ou 65 anos de idade.
A tal casa abandonada foi em tempos imemoriais muito bonita, uma mansão com mansarda e tudo mais.
Um cachorro magrelo fazia companhia à senhora de nome Margarida.
Margarida é uma brasileira que viveu durante anos nos EUA e lá teria cometido um crime análogo à escravidão. Condenada, voltou às pressas ao Brasil. E na tal casa, escondeu-se.
O caso remeteu-me aos tempos em que eu era repórter da editoria de polícia da Folha.
Como repórter da área policial entrevistei grandes nomes do crime como o Bandido da Luz Vermelha, Hiroito, Quinzinho e o líder da rebelião do presídio da Ilha Anchieta, Pereira Lima.
O setor policial não é fácil não. Estressante, quase fiquei louco, até que um dia o amigo Vandré aconselha-me (vejam só!) a parar com o que eu fazia. Aceitei a sugestão e, psicologicamente, acho que fiquei melhor.
Ouvindo ocasionalmente hoje 20 Datena falando sobre a Margarida da Casa Abandonada, concluí: mundo cão. Sensacionalismo. Horror. Mas esse mundo dá um Ibope danado, uma audiência fora do comum.
As tardes do dia a dia em Sampa deixam os telespectadores ligadíssimos diante da telinha de fazer doido, como diria o velho e bom Stanislaw Ponte Preta (1923-1968).
Não tenho pretensões de trocar a Terra pelo Céu, mas para o Inferno não quero ir.

REVELANDO SÃO PAULO É CULTURA

A cidade de São Paulo é incrível. Maravilhosa.
Na Capital paulista há tudo para todos, no tocante a agendas e programações. Culturais, inclusive.
Exemplificando o que ora eu digo, hoje 20 começa oficialmente mais uma edição do projeto Revelando São Paulo criado em 1996 e desenvolvido no acochegante Parque da Água Branca.
Revelando São Paulo deste ano de 2022 traz na sua programação artistas de grande gabarito como Almir Sater, Rolando Boldrin e Tetê Espíndola, cantora que não só canta: trina, que nem passarinho.
Acho sensacionais Almir, Boldrin e Tetê.
Da programação do Revelando deste ano constam danças e cantos indígenas, com indígenas; um festival de moda de viola, cateretê, catira, jongo, fandango, samba-lenço, batuque, folia de reis e cururu, que é um tipo de repente parecido com o que se faz no Nordeste.
Revelando São Paulo é um projeto que traz à tona belíssimas manifestações populares, tradicionais do nosso povo.
Eu, se fosse você, não deixaria de dar um pulinho até o Parque da Água Branca para curtir o Revelando.
Além de manifestações artísticas criadas pelo povo, o Revelando oferece ao público sensível e de bom gosto, bons pratos e boas cachaças próprios do interior paulista.
Pelo menos 120 municípios de São Paulo participam do Revelando. Bora lá? 
Almir Sater está pondo os pontos finais num novo disco, que deverá chegar à praça dentro de dois meses. 
Almir é viola pura.
Conheci Almir quando estava ele lançando seu primeiro LP pela extinta Continental. Pra lembrá-lo, ouça:
 

ARIANO SUASSUNA

Foi inaugurada hoje 20 exposição que trata da vida e obra do paraibano Ariano Suassuna, no Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – São Paulo/SP - Próximo ao metrô São Bento). Acesso gratuito. Com certeza vale a pena visitar essa exposição. Sobre Ariano, leia: HOMENAGENS A ARIANO SUASSUNA É SEMPRE BOM FALAR DO QUE É BOM. VIVA SUASSUNA! THE ECONOMIST, VITAL E ARIANO

POSTAGENS MAIS VISTAS