Boulos e Assis |
Foi na noite de 9 de setembro de 1974 que a TV Gaúcha, hoje RBS TV, transmitiu o primeiro debate político no Brasil. Há 50 anos, portanto.
O debate daquela noite levou aos telespectadores as ideias dos então postulantes ao cargo de senador Nestor Jost (Arena) e Paulo Brossard (MDB).
Nestor Jost morreu aos 93 anos de idade, em 2010.
Paulo Brossard, que aposentou-se como Ministro do STF em 1993, nasceu no dia 23 outubro de 1924, há 100 anos portanto.
Brossard foi o escolhido como senador pelos gaúchos após o debate daquele distante 74. Foi um dos mais eficientes e ruidosos inimigos do regime militar (1964-1985).
Essa lembrança vem pelo baixo nível dos debates políticos que hoje são promovidos e transmitidos pelas TVs afora.
O pau cantou violentamente no debate de domingo promovido pela TV Cultura em São Paulo, canal 2.
O debate de ontem 16 na Rede TV!, foi também lamentável, embora não tenha resultado em agressão física. Verbais, sim.
Muitos assuntos importantes estão sendo deixados à margem do cotidiano paulistano. O tema cultura, por exemplo, está de nós mais distante do que a Conchichina. Apesar disso, aposto na vitória do Boulos.
E por falar em cultura, o livro A Fabulosa Viagem de Vasco da Gama está correndo de boca em boca. Pra cegos, em braille; para videntes e gente com pouca visão, volume com fonte ampliada.
Sábado desse o historiador baiano Darlan Zurc levou sua visão a respeito do meu novo livro à rádio Conectados. Foi no programa Paiaiá na Conexão, apresentado por Carlos Silvio. Confira: