Seguir o blog

sexta-feira, 14 de julho de 2023

SONHAR É UM DIREITO DE TODOS

É bonito meu país Brasil. Bonito de todas as formas e rico em tudo, com seus 8.515.759 km².
No meu país Brasil tem tudo quanto é minério, inclusive o que mais brilha: ouro.
O Brasil é rico em tudo, inclusive no tocante a fauna e a flora. Mas sabemos que a Amazônia corre risco em todos os sentidos e em toda a sua área. A fauna também.
A Amazônia está sendo "loteada" por organizações criminosas como Família do Norte, Comando Vermelho e PCC. Como se não bastasse, ainda há as ONGs estrangeiras, infernizando aquele ambiente.
Mais do que nunca o governo brasileiro tem de pôr rédeas e controlar nossa terra, nossa gente, nossos bens; proteger os indígenas e prender e punir os bandidos que nos massacram.
Nos últimos quatro anos o Brasil virou uma espécie de "terra de ninguém".
Onde o Estado não chega, não se impõe em benefício da população, os bandidos chegam armados até os dentes e tomam conta de tudo.
A diretora de cinema Theresa Jessouroun, sempre preocupada com as questões sociais que afetam o Brasil, acaba de pôr nos canais a cabo Claro TV+ (Now), Vivo e Oi Play o seu novo filme, um documentário, intitulado Direito de Sonhar.
Esse filme de Theresa é um grito de socorro colhido numa comunidade do Rio de Janeiro. Ela diz:
"Gravado no Complexo do Alemão, Direito de Sonhar mostra como a ausência do Estado, a violência, o racismo e o difícil acesso à educação e à cultura afetam vidas e sonhos de crianças e jovens e mostra as soluções criadas para superar estes desafios".
Não é de hoje que Theresa Jessouroun volta seu olhar às injustiças que o povo humilde mais sofre.
Em Direito de Sonhar tem depoimentos tocantes, profundamente tocantes, como o de uma garotinha vestida de bailarina. Essa garotinha diz que muita gente lhe diz que como bailarina ela não chegará a canto nenhum. Mas ela garante não acreditar nisso, pois a esperança a move e a moverá sempre na vida. Tem uns 8 anos, talvez 9 de idade.
Um garoto de uns 10 anos aparece no filme de Theresa lendo livros com o maior gosto do mundo. Emociona.
Crianças e jovens adultos permeiam todo o filme de Theresa.
Direito de Sonhar, ao mesmo tempo que é um grito de socorro, é também um sopro de esperança. A pesquisa, muito bem desenvolvida, traz a marca da jornalista paulistana Cilene Soares. Veja o trailer:

POSTAGENS MAIS VISTAS