Seguir o blog

sábado, 14 de outubro de 2023

O PAPO É BOM: FORRÓ PRA TODO LADO!

Você sabe de onde vem o forró?
Se eu disser que o forró vem das quebradas do Sertão é certo que não estarei dizendo tudo. Mas se eu disser que o forró como ritmo e gênero musical vem da sensibilidade dos pernambucanos Luiz Gonzaga e José Dantas, aí sim, estarei mais do que nunca dizendo coisa com coisa.
E se eu lhe perguntar, meu amigo, minha amiga, qual a origem da expressão forró, o que você responderia? É certo que não tem nada a ver com "for all"...
Luiz Gonzaga é o artista mais biografado na história da nossa música popular. Em 1950 ele levou à praça, pela extinta RCA Victor, a música Forró de Mané Vito. Depois disso, especialmente a partir do anos 60, vários livros estamparam na capa a palavra forró. Nessa linha, há muitas curiosidades.
Em 1964 o jornalista Antonio Callado (1917-1997) publicou o texto pra teatro intitulado Forró no Engenho Cananéia, que trata da vida nordestina e dos trabalhadores notadamente. Até então os trabalhadores tinham pouca ou nenhuma segurança no trabalho que faziam. No livro de Callado tem na trilha um belo balanço musical.
Ah! Sim, somente em 1963, há 60 anos portanto, os trabalhadores do campo conquistaram oficialmente o seu Estatuto.
Em 2013, o jornalista paraibano Ricardo Anísio fez polêmica com o livro Forró de Cabo a Rabo (acima). À propósito, Forró de Cabo a Rabo é título também de um LP do Rei do Baião.


Vocês já ouviram falar de Chiquinha Gonzaga e dos craques do teatro de revista Carlos Bittencourt e Luiz Peixoto?
Vocês já ouviram falar do filólogo Cândido de Figueiredo?
Bom, questões como estas serão por mim abordadas no correr da prosa que farei logo mais às 13h na sede paulistana do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, ali na Av. Angélia,  626.
Encarque nos links aí abaixo e saiba algo mais sobre o forró. É coisa boa!
Pra embalar os links, dois forrozinhos que fiz com Jorge Ribbas: FORRÓ PRA ANASTÁCIA • FORRÓ NA LUA
E por falar em Lua, logo mais às 15h quem quiser pode ver o eclipse solar total.


ASSIS ANGELO FALA DE FORRÓ COM CACÁ LOPES • PALESTRA VIDA E OBRA DE LUIZ GONZAGA • PROGRAMA SOU FORRÓ

POSTAGENS MAIS VISTAS