Seguir o blog

sábado, 2 de março de 2024

LICENCIOSIDADE NA CULTURA POPULAR (78)

Num dos últimos livros do colombiano Gabriel Garcia Marques (1927-2014), Memória de Minhas Putas Tristes, há um personagem que decide comemorar seus 90 anos de idade na cama com uma virgem. Era crítico musical de um jornal. Uma cafetina dispõe-se a atendê-lo. Dito e feito. Logo uma jovenzinha de 14 anos foi entregue ao aniversariante. Dormiram juntos a primeira noite, a segunda noite... e nada  sexualmente aconteceu. A menina estava ali para o que desse e viesse por grana para ajudar em casa.
Essa história rendeu ao autor a acusação de incentivar a prostituição. Não deu em nada, até porque o que fez Garcia Marques foi criar uma história com personagens diversos. Ora, ora!
Essa história de putas é coisa que se acha em livros de autores mundo afora. E nem precisamos ir muito longe, aqui mesmo no nosso Patropi houve um criador literário de imaginação incomparável. Refiro-me a Jorge Amado.
Na obra de Jorge são encontradas quase 900 personagens femininas, muitas delas estrelas de bordéis. 
As prostitutas do escritor baiano passeiam com desembaraço em vários livros. Entre esses Mar Morto, Gabriela Cravo e Canela, Tieta do Agreste…
Tereza Batista Cansada de Guerra é uma personagem marcante, belíssima e de personalidade rara. Apaixonante. Ela transa por grana, dança por grana, mas por grana não transa quando seu coração palpita forte por um homem. Nesse caso, especialmente, mestre Januário é um sortudo. É homem do mar, dono de uma embarcação chamada Flor das Águas. 
Santo Onofre
Tereza não é brinquedo, não. É pau pra toda obra.
O final do livro que tem Tereza Batista como protagonista é inesperado e emocionante. Toma toda a cena, deixando o leitor num estado de êxtase. 
Em 2001, Chico Buarque e Edu Lobo compuseram a trilha sonora da peça Cambaio, de João e Adriana Falcão.
A música que dá título ao disco termina com os autores dizendo "Eu sou mais as putas".
Em 2023, a empresa NapLab fez uma pesquisa para saber qual o país, dentre 45, são os mais promíscuos. 
Nessa pesquisa, a Austrália encabeça o ranking. 
Ainda nessa pesquisa, o Brasil ganha o 2° lugar. 
Ah! Curiosidade: o mestre Jacob do Bandolim (1918-1969) teve como mãe uma polaca: Raquel Pick.
A prostituição no Brasil foi legalizada em 2002.
Profissionais do sexo, reconhecidos por lei, são maiores de 18 anos.
Ia-me esquecendo de dizer que vagabundos, cachaceiros e prostitutas têm um santo protetor: Onofre.

POSTAGENS MAIS VISTAS