Seguir o blog

domingo, 14 de julho de 2024

VIVA CLARISSA!

Clarissa
Primeiro foi invadida e tomada pelos franceses que já não aguentavam mais o rei Luís XVI, que sugava até a última moeda do povo trabalhador para se locupletar junto com seus assessores nababos.
Depois da invasão e tomada, foi destruída.
Estou-me referindo à Bastilha, prisão medieval francesa construída em 1383.
A tomada e destruição da Bastilha, ocorrida no dia 14 de julho de 1789, foi um fato que deixou em alerta os tiranos do mundo todo, a partir da Europa.
A data ficou conhecida como Revolução Francesa.
No dia 14 de julho de 1989, quando a Revolução Francesa completava 200 anos, nascia num hospital da Capital paulista um símbolo de paz e liberdade com o nome de Clarissa. 
Quando ela tinha ali uns 9 anos, compus junto com Téo Azevedo uma canção denominada Clarissa para a cantora mineira Fatel Barbosa cantar. Ouça:



Essa canção integrou a trilha sonora do filme franco-brasileiro Saudade do Futuro. 

Agora, o seguinte: no rigor, no rigor mesmo, fato importante ocorrido no dia 14 de julho de 1989 foi, sem dúvida, o nascimento de Clarissa.
A Revolução Francesa foi desencadeada num dia de verão. No Brasil, principalmente no RS, desabava mais uma nevasca. E nada mais. Ah! Sim: o santo do dia era e é São Camilo de Lellis (1550- 1614), padroeiro dos hospitais, doentes e profissionais da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS