Seguir o blog

terça-feira, 15 de março de 2022

CLARISSA FAZ A FESTA COM VIOLINO, PANDEIRO E RABECA

Assis e sua filha Clarissa em Buenos Aires, Argentina. Ano: 2010

"A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível" , Leonardo da Vinci.

Clarissa tocando num barco em Cananéia, SP.
Foto: Jimmy Bro

O Brasil continua carente de bons professores. E sem arrodeios, digo logo: tenho uma filha professora.
Clarissa é formada em Pedagogia e Artes Visuais.
O diploma de Pedagogia traz o carimbo do Mackenzie.
Além de Pedagogia e Artes Visuais, Clarissa estudou música no Conservatório Villa-Lobos, RJ. Ela mesma é quem diz:

"Meus primeiros contatos com a cultura popular são de berço, com meu pai, pesquisador de Cultura popular. Além da busca incessante em espaços de ensino, como com a minha professora arte educadora, Mônica Botafogo, que fez sua passagem recentemente. Meu exemplo primeiro com cultura popular em escolas. Participei do seu curso de Teatro Popular, com a manifestação interpretada por jovens do Boi Pintadinho.
Em São Paulo participei de alguns cursos do Instituto Brincante: danças brasileiras, pandeiro, com a Rosane Almeida, Tita, Flaira Ferro e Leo Rodrigues.
Realizei por alguns anos oficinas de circo no Galpão do Circo, onde pude dar aulas para crianças nos cursos de férias.
Hoje aplico esses conhecimentos em escolas e ofereço oficinas de arte e educação em espaço terapêutico."
 
Confesso: eu tenho um orgulho danado de Clarissa. Ela toca violino, rabeca e pandeiro. Além disso e tudo o mais, canta que nem um sabiá. Afinadíssima e cheia de bom humor. E agora lá vem ela dizendo que está dando cursos: 

Oi, minha gente!
Com muita alegria, venho por aqui contar que partir deste mês inicio novo projeto de Arte e Educação no Espaço Ingá, na Zona Norte!
O Espaço Ingá é uma clínica psicológica e terapêutica, um ambiente acolhedor, arborizado, com muita ventilação e de fácil localização.
Serão propostas oficinas artísticas e acompanhamento pedagógico para alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Durante os encontros artísticos, as atividades serão desenhadas seguindo necessidades e especificidades dos participantes, utilizando diferentes suportes, instrumentos e estratégias, como artes manuais, plásticas, expressivas e musicais.

Pois é, é incrível a professora Clarissa. Aliás, desde já, torno público o projeto Eu Conto e Ela Toca e Canta.
O Eu aí sou eu e Ela, Clarissa.
A ideia é eu contar histórias da cultura popular e do Brasil, e entre uma prosa e outra o violino, o pandeiro e a rabeca de Clarissa ilustrar o que digo. Contato comigo: https://institutomemoriabrasil.com.br/
Para participar e saber mais informações do Espaço Ingá, entre em contato pelo Instagram ou Whatsapp (11 9 9236-6221)!
 
 

2 comentários:

  1. Lindo Assis. Adorei saber. Meus parabéns a Clarissa.

    ResponderExcluir
  2. Você é maravilhoso, pá. ♡

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS