Seguir o blog

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

DECLARAÇÃO DE AMOR A SÃO PAULO

                                             DECLARAÇÃO DE AMOR A SÃO PAULO

Segunda-feira é dia de São Paulo. Dia do santo e da cidade que Nóbrega e Anchieta fundaram nos idos do Séc XVI.
Naquele tempo, ou pouco antes, os portugueses diziam que no Brasil tinha índio a dar com pau. Eles diziam isso e acreditavam, tanto que depois foi o que se viu.
Caminha, que acompanhava Cabral no achamento da região, mandou carta ao seu rei dizendo que, além de índios, havia por cá tudo de bom, tudo de ótimo. E dizia também que nessa terra “em se plantando tudo dá”.
E deu no que deu, incluindo os desmandos por Cabral aqui plantados.
Não gostei de ouvir o pernambucano Lula da Silva dizer que é ele a única “alma viva”, honesta, ilibada, etc.
Bom, mas os primeiros portugueses que desembarcaram em nossas terras, trouxeram algumas coisas boas, como a folia de reis, o cordel e a desgarrada.
Os mesmos primeiros portugueses que aqui desembarcaram, também trouxeram violência e sede no pote; isto é, destas terras extraíram riquezas que alimentaram, mas não saciaram, a sede pelo poder.
No Séc XVI São Paulo era província e a capital do que hoje chamamos de Brasil era Salvador.
Daquele tempo até o tempo atual, muitos brasileiros morreram na unha dos invasores desta terra Brasilis.
De pequenina, São Paulo cresceu, e se tornou na 4ª ou 5ª maior capital do mundo.
Segunda, São Paulo completa 462 anos.
Por duas décadas desenvolvi uma pesquisa que resulta hoje em cerca de 3 mil títulos musicais que tratam desta incrível cidade.

Eu adoro São Paulo
São Paulo me faz bem
São Paulo me enaltece
E eu a enalteço também...

Viva minha São Paulo
São Paulo minha querida
Parte da tua história
Faz parte da minha vida

Eu andei fazendo uns versos, uns poemas, sobre a cidade de São Paulo. São Paulo já foi cantada de todas as formas e em versos diversos. Se vocês procurarem no Google ou no youtube, certamente acharão projetos especiais que andei desenvolvendo, como ROTEIRO MUSICAL DA CIDADE DE SÃO PAULO.

CHICO BUARQUE

O cantor e compositor Chico Buaqrque de Hollanda é um grande brasileiro. Outro dia o desacataram à saída de um restaurante no Rio de Janeiro. Achei um horror e disse isso num dos textos aqui publicados. Agora tomo conhecimento que Chico autorizou seus advogados a processar as pessoas que o ofenderam, no que faz muito bem. É por essas e outras que o nosso país por muita gente é mal visto lá fora. Aliás, Chico Buarque foi o 1º cantor a gravar o samba Praça Clóvis, do querido Paulo Vanzolini.

Nenhum comentário:

POSTAGENS MAIS VISTAS