Seguir o blog

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

A BONITA VOZ DE MÁRIO DE ANDRADE


Se vocês não ouviram, ainda é hora de ouvir. Sempre é hora de ouvir o que é bom, boa voz, boa música, boas histórias.
Encantei-me com a voz do multi-tudo paulistano Mário de Andrade. Uma pérola, uma relíquia achada nos arquivos da Biblioteca do Senado norte-americano. Sempre lá! Encantei-me também com a voz da cearense Raquel de Queiroz (1910-2003).
Mário e Raquel cantam , com espontaneidade dos anjos, pequenas peças do folclore brasileiro. Coisas como Peixe Vivo, de que tanto gostava o mineiro Juscelino Kubitscheck (1902-1976), por exemplo. E cantigas de escravos e de pedintes. Tudo muito bonito.
A voz de Mário era uma voz afinada, cheia, abaritonada, que ele modulava com a categoria de um profissional do ramo. Fácil, fácil, punha no bolso muitos cantores da época. Estamos falando de 1925, 1926. A voz de Raquel não ficava atrás da voz de Mário. Aliás, os dois formariam uma dupla prá ninguém botar defeito. 
Mário de Andrade cantando é, sem dúvida, uma curiosidade e tanto. Mas uma curiosidade que certamente faria muito bem aos ouvidos de bom gosto.
Há muitas curiosidades entre os nossos intelectuais.
Machado de Assis, além do grande romancista que foi, também escreveu ótimos poemas e no Senado cobriu para jornais alguns debates acalorados entre titãs da política da sua época. Alguns dos seus poemas foram gravados. 
Poemas do baiano Castro Alves foram musicados e gravados nos primórdios do disco no Brasil. Entre os cantores que o interpretaram se acham Mário Pinheiro, o primeiro; Vicente Celestino, e tantos e tantos, até a dupla caipira formada por Tonico e Tinoco.





Euclides da Cunha, o grande Euclides, também deixou para a história poemas de sua lavra. Poemas que despertam atenção até hoje e recebem interpretações de atrizes como Marisa Orth.
Gilberto Freyre, autor da obra prima Casa Grande & Senzala, chegou até a publicar um livro de poesia, em 1962.
O paraibano de João Pessoa Ariano Suassuna chegou, mesmo, a gravar um disco só com poemas seus.





E assim segue a história...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS