Seguir o blog

sábado, 19 de agosto de 2023

LICENCIOSIDADE NA CULTURA POPULAR (39)

Paulo Garfunkel e Libero Malavoglia
A rigor vira-lata é um cachorro de rua, sem dono, sem eira nem beira. Não tem passado nem futuro, vive ao deus-dará. Leva pancada e grito de todo mundo. Não é à toa que há o ditado: "Sofre que nem um cão sem dono", direcionado a alguém que "está na pior", sem comer, sem beber, sem dinheiro, devendo a Deus e ao mundo; sem pai, sem mãe, sem mulher, sem nada. Lascado.
Essa descrição é o que é um cão sem dono ou um vira-lata com letra minúscula.
Vira Lata com letra maiúscula é um anti-herói com pinta de herói admirado, principalmente, pelas mulheres. 
O Vira Lata a que me refiro com maiúscula é aqui representado por um homem jovem, forte, bom papo, boa pinta, que vence todas as paradas. Bandido bandido não tem vez com ele. É a favor da justiça, sempre. 
Esse personagem é uma criação de um músico e mestre em roteiros para quadrinhos, cinema e TV Paulo Garfunkel, o Magrão. 
"Eu criei esse personagem em 1988. Um ano depois chegou o parceiro quadrinista Líbero. Um craque!", conta Magrão acrescentando: "... um amigo meu pianista me contou que na adolescência, uma moça transou com alguns rapazes do bairro e engravidou sem saber quem era o pai. Quando nasceu, o menino era a cara desse meu amigo...".
Paulo Garfunkel, um paulistano da cepa, é um devorador de quadrinhos. Conhece tudo sobre roteiristas e desenhistas de HQs, do Brasil e do mundo todo. Entre seus favoritos se acham os quadrinistas Guido Crepax, Alex Varenne, Manara, Georges Lévis, os cineastas Francis Leroi e Jodorowsky e outros mais.O italiano Crepax marcou época com a personagem que criou, Valentina. Isso a partir de 1965. Sensualíssima, a personagem representa a realidade e a ficção e preenche com facilidade as fantasias da mente masculina. Na sua vida “real”, Valentina é uma profissional da fotografia.
Crepax nasceu e morreu em Milão.
O Vira Lata de Magrão se movimenta que nem um gato nas páginas da revista que leva seu nome. Fácil, fácil conquista leitor. O autor explica : “O Vira Lata tem muita influência do “Lobo Solitário” do Gozeki Kojima e do Kazuo Koike e do “Corto Maltese” do mestre Hugo Pratt”.
A estreia do Vira Lata ocorreu na Bienal dos quadrinhos no Rio de Janeiro, em 1991. Logo depois o médico Drauzio Varella o descobriu numa banca. E foi assim, que "O Vira Lata entrou na Casa de Detenção de São Paulo, onde o Dr. Drauzio atendia os detentos como voluntário. Fez o maior sucesso", recorda Magrão. 
Quando o Vira Lata chegou na Casa de Detenção a AIDS corria solta. Dos 7.700 detentos, 17% estavam contaminados. 
---

ASSIS:
Como surgiu a ideia de criar o Vira Lata?
MAGRÃO: O Vira Lata nasceu da minha crença de que a nossa força como povo vem justamente da mistura, do amálgama como já dizia o José Bonifácio de Andrada e Silva em mil oitocentos e pouco. Ele nasceu também da indignação diante da desigualdade absurda
com a qual a gente convive diariamente. Aí veio o Vira, defendendo as putas, as travestis, os moradores de rua, os párias, os desvalidos. Ele solta os cachorros em cima de quem é mau caráter e trata muitíssimo bem as mulheres.
ASSIS: Você se inspirou em quem?
MAGRÃO: Eu sempre fui rato de quadrinhos, gostos mais das HQs européias e japonesas do que das americanas. O Vira Lata tem muita influência do “Lobo Solitário” do Gozeki Kojima e do Kazuo Koike
e do “Corto Maltese” do mestre Hugo Pratt. Mas eu sentia falta de enredo nos gibis eróticos, porque uma boa bronha tem que ter um bom roteiro, ( solidão é não dar na veneta nem musa pra punheta); e nos gibis de ação, geralmente, faltava uma bela sacanagem, então resolvi juntar tudo no mesmo imbróglio, com destaque pras belas mulheres e pras artes marciais japonesas (o Líbero é faixa preta de Aikido e eu pratico Kenjutsu há bastante tempo).
ASSIS: Tem a ver com o famigerado Esquadrão da Morte, criado no Rio de Janeiro?
MAGRÃO: Tem tudo a ver, porque infelizmente sempre existiram grupos de extermínio no Brasil. Dos Capitães do Mato do período colonial, passando pelo CCC (Comando de Caça aos Comunistas), OBAN (Operação Bandeirantes), Scuderie Le Cocq e as nefastas Milícias.
Esses canalhas só mudam de nome. Nas páginas do Vira Lata, os exterminadores assinam com cruel ironia Saneamento Básico.

(Continua na semana que vem!)

Foto e ilustrações de Flor Maria e Anna da Hora.

POSTAGENS MAIS VISTAS