Seguir o blog

terça-feira, 5 de setembro de 2023

UM DIA TODO PARA PENSAR NA AMAZÔNIA

Hoje 5 de setembro é o Dia da Amazônia e o dos Irmãos.
Nada mais natural do que hoje e todos os dias voltarmos o nosso olhar à floresta amazônica.
A Amazônia está sendo destruída pela mão do homem há muitos anos. Até agora já foram destruídos cerca 700.000km². À medida que as árvores caem pela brutalidade e ganância humanas caem por terra a vida e sonhos dos povos originários do Brasil e de toda extensão da mata que passa por nove dos 13 países sul-americanos.
É enorme e rica a biodiversidade amazônica, ambicionada por todos os povos incluindo os ricos.
É óbvio, mas não custa repetir que a Amazônia tem que ser defendida com unhas e dentes pelo governo brasileiro.
A floresta amazônica tem inspirado, ao longo do tempo, poetas, compositores e romancistas do nosso País principalmente.
São inúmeras as músicas sobre a Amazônia.
O primeiro poema sobre a Amazônia gravado em disco no Brasil foi Amazônia, de Cassiano Ricardo. Esse poema foi interpretado por Helena de Magalhães Castro e gravado em 1929 num estúdio da extinta Victor e lançado no ano seguinte.
A primeira música gravada sobre a Amazônia foi a canção Amazonas de Henrique Vogler, Lamartine Babo e J. Menra. Foi gravado em 1929 e lançado em 1930 na voz de Zulmira Miranda. Gravadora Odeon.
O dia da Amazônia deve-se à Fundação da Província do Amazonas, feita por iniciativa do imperador Pedro II. O causo ocorreu, através de decreto, no dia 5 de setembro de 1850.
Sempre e sempre é bom pensar, falar e agir em defesa da Amazônia.
Quanto ao Dia do Irmão... Bom, irmão é irmão. E a convivência entre irmãos nem sempre é o que deveria ser: harmônica.
Caim matou Abel e tal.
O escritor português José Saramago escreveu uma joia a respeito de Caim e Abel.
O escritor brasileiro Machado de Assis nos legou uma beleza de história chamada Jacó e Isau.
E por aí segue a história: os irmãos Karamazov, de Dostoiévski; os irmãos Grimm, que transformaram contos adultos em contos infantis; Meu irmão eu mesmo, de João Silvério Trevisan...
 
 
Na música são muitos irmãos e irmãs que formaram dupla: Célia e Celma, Irmãs Medina, Irmās Pagãs, Irmãs Portela, Irmās Vidal, Irmās Rocha, Irmās Santos, Irmãs Soares, Irmãs Souza, Irmãs Andrade, Irmãs Bianchini, Irmãs Campeirinhas, Irmãs Castro, Irmãs Galvão, Irmãs Ibeji, Irmãs Lacerda, Irmãs Maria, Irmãs Castro, Irmãs Cavalcanti, Irmãs Meirelles; Irmãos Laureano, Irmãos Petra De Barros, Irmãos Tapajós, Irmãos Almeida, Irmãos Alves, Irmãos Amorim, Irmãos Andrade, Irmãos Correia, Irmãos Diogo, Irmãos Divino, Irmãos Franco, Irmãos Kurimori, Irmãos Kurimori, Irmãos Messias, Irmãos Neier, Irmãos Paranaenses, Irmãos Portela, Xerém e Tapuya (irmãos indígenas nascidos numa extinta tribo do Ceará), Irmãos Eymard, Cristian e Ralph, Jacó e Jacozinho, Paulo e Chico Caruso, Paulo e Jean Garfunkel, Tonico e Tinoco...
No começo dos anos de 1970, o governo militar rasgou a Amazônia com o projeto Transamazônica. Um crime. A dupla Tonico e Tinoco gravou uma música falando dessa "coisa". Ouça:
 

LEIA MAIS: O GOVERNO CORRE PRA TRÁSYANOMAMI: UMA TRAGÉDIA PROGRAMADA • DEU MICO!

POSTAGENS MAIS VISTAS