Seguir o blog

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

HOJE EU 70 + 1

Grosso modo posso dizer que cheguei mais ou menos intacto aos 71. Isso quer dizer que vivi até aqui mais ou menos 852 meses, 3.700 semanas e 25.000 dias, talvez 26.
Hoje é 27, o mês é setembro e o ano é este que o calendário mostra: 2023.
Muita coisa boa eu vi e vivi no correr deste tempo, desde os primeiros passos que dei na terrinha pessoense capital da Paraíba.
Aproveito o espaço aqui para dizer, alto e bom som, que a vida tem sido muito boa pra mim.
Estudei música, artes plásticas e tudo que a mim foi possível. 
Não segui a carreira de músico nem de artista plástico. Preferi a de jornalista, até porque outra coisa não sei bem fazer além de perguntar, perguntar, perguntar.
Ainda quero aprender, ainda estou aprendendo e quero passar pra frente um tantinho assim do que tenho aprendido ao longo dessa jornada.
Aprender nos faz bem e nos faz bem fazer o bem.

Só não vê quem não quer ver
Diz um dito popular
Esse dito é bem dito
E dele é bom falar
Dá pra ver com os teus olhos
A flor do cacto brotar... 

Como muita gente boa sabe, há 10 anos perdi o brilho e a magia dos meus olhos. Isso, porém, não me impede de ver a vida em toda sua beleza e complexidade. Andei compondo e cá estou a declamar:

CLIMA EM BRASA EM BRASÍLIA

 
Ciclones, tufões, tempestades no Sul e Sudeste et cetera. 
É como se o Capeta abrisse os portões do Inferno para o mundo.
Os mortos na região Sul, resultantes do aguaceiro diluviano, já passam dos 50 e os desabrigados são milhares, enfrentando problema de todo tipo. 
Pois é, isso tudo neste mês primaveril de 2023. 
E vem mais coisa aí.
O município de São Romão, a cerca de 500 km de Belo Horizonte, sofreu um calor jamais sentido na sua história. Os termômetros marcaram 43,5ºC. Isso ontem 26. Esse recorde pode ser batido hoje.
O calor ontem foi brabo noutras regiões do País:

  • Porto Murtinho (MS): 42,6°C
  • Água Clara (MS): 41,9°C
  • Januária (MG): 41,8°C
  • Bom Jesus da Lapa (BA): 41,6°C
  • Três Lagoas (MS): 41,4°C
No Rio hoje às 5:30h os termômetros registraram 25ºC. Podem chegar aos 40ºC.
Em São Paulo, Capital, os termômetros registraram às 5h30 a mesma quentura registrada no Rio. Aqui os termômetros podem chegar aos 36ºC.
Nunca se registrou tanto calor no Brasil como agora.
O mundo, como se vê, está pegando fogo.
Em vários países a quentura anda feia, provocando incêndios e matando gente. E não custa lembrar que em 2003, há 20 anos portanto, a França registrou cerca de 15 mil mortes provocadas pelos altos graus de temperatura. Segundo os registros, 80% das vítimas tinham mais de 75 anos de idade.
Comecei este texto falando sobre ciclones, tufões e tempestades. Faltou-me falar de terremotos, tsunamis e explosões vulcânicas. Bom, mas isso fica por conta dos nossos matreiros e explosivos políticos que agem de dia e também na calada da noite nos seus gabinetes, enquanto bebem seu vinhozinho...
O presidente da Câmara, Arhur Lira, está fazendo de um tudo pra se apossar do governo Lula. Quer tudo e mais um pouco para o Centrão, seu porto seguro. Agora ameaça derrubar a Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima.
A situação em Brasília não está fácil, meus amigos. E como se não bastasse, Lula ainda abriu a boca pra dizer besteiras que caíram como uma luva nas cabeças de pessoas portadoras de deficiência. Foi ontem 26. Amanhã 28, ele se interna para se submeter a uma cirurgia no quadril. Torçamos para o seu bem e para o bem do Brasil.
E Bolsonaro, hein?
Agora mais um processo bravo contra ele: incentivo ao estupro. A vítima foi a deputada Maria do Rosário. Em suma: virou réu. A cadeia o espera.

POSTAGENS MAIS VISTAS