Seguir o blog

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

EU E MEUS BOTÕES (70)

 Chefe!, começou se antecipando a todos o esquisito Lampa com seus modos pouco comuns, "o Sr. tá sabendo o que está ocorrendo em Brasília?"

Surpreso, olhei bem nos olhos do Lampa e incrédulo perguntei se eu ouvira bem a pergunta sobre Brasília. Com a cara amarrada e bufando, ele confirmou e disse mais: "os cabras que presidem a Câmara e o Senado estão fechando pautas para prejudicar meu conterrâneo Lula e, como se diz, o povo em geral".

Agora eram todos que voltavam as atenções em direção a Lampa, que estava de pé e se balançando nos quartos desafiadoramente com seu indefectível punhalzinho na mão. Com os olhos faiscando, quase babando e falando grosso encheu a casa com sua voz tonitroante: "Se disser que sim, chefe, eu e meus companheiros da Associação dos Cangaceiros Independentes do Estado de Pernambuco vamos lá pra pegar os cabras Lira e Pacheco!".

A casa encheu-se de palmas. 

Barrica levantou-se do tamborete onde se achava sentado. 

Todos se levantaram como Barrica. 

Antes de Barrica abrir a boca pra perguntar qualquer coisa, todos em uníssono exclamaram: "Caralho!".

Embora estupefato não pude segurar o riso. Zilidoro, mais solto, caiu na gargalhada. Bil, Mané e Zoião, também racharam o bico. Do seu canto, vibrando, Zé disse: "Esse Lampa é um cara incrível, surpreendente!". Foi a vez de Mané: "Esse pernambucano Lampa é supimpa. Não fala muito, não diz besteira, mas está sempre atento às coisas absurdas que acontecem com a gente".

Diante de tais manifestações, senti-me na obrigação de aplaudir Lampa. E respondendo a pergunta que me fez, tenho a dizer que estou por dentro do que acontece no Congresso Nacional e que isso me preocupa sobremaneira. Disse que não valia a pena ir à Brasília pra pegar à força fosse quem fosse. Já basta a violência na Bahia, em Minas, no Rio, em São Paulo...

"Sem falar na violência inimaginável praticada pelos bolsonaristas na tarde de 8 de janeiro passado", interrompeu-me Zé. E Zilidoro, com ênfase: "O Xandão e seus companheiros de toga já estão julgando e condenando os canalhas que tentaram acabar com a Democracia no nosso país".

Pois é, pessoal, logo mais às 16h o ministro Barroso vai tomar posse como presidente do STF no lugar de Rosa Weber, que agora aos 75 anos de idade se aposenta, informei.

"Eu li hoje no jornal, seu Assis, que Lula e os presidentes da Câmara e do Senado vão estar entre as mais de mil pessoas convidadas para assistir a posse do Barroso", contou o quase sempre discreto Mané. 

"Chefe", lá veio de novo Lampa, "o Sr. foi convidado pra solenidade de posse do Barroso?".

Respondi que não, que não aceito mais convites desse tipo. Enquanto dizia isso, Zoião, Zé e Mané preparavam um mesinha com sucos de laranja, manga e graviola. Lampa olhou de soslaio, tossiu e tirando da prateleira da casa uma garrafa de cana, disse: "Vocês tomam suco e eu água que passarinho não bebe". Disse isso e entornou uma lapada goela abaixo, fazendo todo mundo rir.

POSTAGENS MAIS VISTAS