Seguir o blog

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

TUDO PELA PAZ. VIVA GANDHI!

Neste mundo louco de violência total, habitou um cidadão nascido lá pras bandas da Ásia Meridional chamado Mohandas Karamchand Gandhi, que nasceu num dia e mês como hoje do ano de 1869. Era indiano. A Índia é uma terra de 1001 particularidades e deuses e deusas para todos os gostos. É a terra mais populosa do planeta. Na sua cartilha pela paz, pedia igualdade para todos.
Outros cidadãos tão grandes como Gandhi nasceram por aí como Luiz Gama, Martin Luther King Jr. e Nelson Mandela, além de Buda e Jesus Cristo.
O texto em seguida sobre esses quatro gigantes da paz foi extraído do livro Histórias de Esquina, que assino junto com o cartunista Fausto. Beleza?

Luiz Gama (1830-1882), Martin Luther King Jr (1929-1968), Nelson Rolihlahla Mandela (1918-2013) e Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948)

O baiano Luiz Gama foi vendido como escravo pelo pai, quando tinha apenas 10 anos. Tornou-se rábula. Tinha uns 20 anos, quando provou que fora vendido num tempo em que vigorava a Lei Feijó. Essa Lei dizia que “Todos os escravos, que entrarem no território ou portos do Brasil, vindos de fora, ficam livres”. Tão importante quanto ele para as questões da paz e da valorização humana foram Luther King, Nelson Mandela e Gandhi. King começou a lutar contra a segregação dos negros, nos EUA, ali pela metade dos anos de 1950. Foi morto a tiros. Mandela lutou muito contra o “apartheid”. Virou lenda. A sua atividade o levou à prisão. Foi libertado 27 anos depois, em 1990. Gandhi tornou-se conhecido por lutar contra o domínio estrangeiro no país em que nasceu: Índia. Viveu na base do diálogo e fazendo greve de fome. Foi morto a tiros em janeiro de 1948. Dos quatro aqui lembrados, só Luther King e Mandela foram agraciados com um prêmio Nobel da Paz. Luiz Gama foi vendido para o pai pagar dívida de jogo.

POSTAGENS MAIS VISTAS