Seguir o blog

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

EU E MEUS BOTÕES (73)

Todo agasalhado, de touca inclusive, Lampa abriu o botão pra dizer: "Porra! Esse é um frio que a gente chama do caralho!".

Todos que ali se achavam caíram na gargalhada. Eu, inclusive. 

Mané, com luvas nas mãos, olhou pra Zoião e piscou comentando: "Acho que o Lampa endoidou ou caiu na real". Zoião, cochichando: "Verdade, acho que você tem razão".

Sentado no tamborete onde já se achava há alguns minutos, Lampa com aquele olhar arredio de poucos amigos, apenas a tudo observava girando os olhos até que se fixou em Zoião: "Qualé, vocês aí são tão frouxos que têm medo de falar alto?".

Calma, calma. O mundo é belo e nosso. Não podemos perder as estribeiras, não podemos ser indelicados com ninguém. 

Barrica levantou a mão pra me elogiar: "Parabéns, chefe! Gostei do que ouvi".

E Lampa só ouvindo...

Com voz alta Biu perguntou no que pode dar a guerra declarada por Israel ao Hamas. Respondi que não sou advinhão, mas não é tão ruim que não possa piorar. 

Chamando a atenção de Mané, Zé sugeriu baixinho que me perguntasse se acredito em azar e sorte. Não perceberam, mas ouvi o que de mim pretendiam e rapidamente respondi: Não acredito na sorte e nem no azar, mas que no ar há algo mais que avião, ah! isso há!

"Hoje é sexta-feira 13", lembrou Zilidoro com risinho sarcástico acrescentando: "E foi num 13 de dezembro que nasceu em Pernambuco aquele que seria chamado de Rei do Baião".

Muito bem Zilidoro, eu disse. Gonzaga nasceu numa sexta 13, lá em 1912.

Após essa informação, Zilidoro perguntou se eu falara com Oxford. Aproveitei pra dizer-lhe que o telefone que ele anotará não era de Oxford; era de Cambridge. Ele desculpou-se lembrando que na hora que anotará o telefone havia muito barulho na casa. É verdade, confirmei. E pra matar a sua curiosidade, disse-lhe que o departamento de eventos da universidade de Cambridge queria de mim uma palestra sobre os rítmos e gêneros musicais do Nordeste, com destaque para o forró. Queriam saber se há relação com a expressão "For all".

Jão, que até então se mantinha calado, apressou-se para com a boca cheia soltar um sonoro "Poxa!!!"

Confesso que achei graça na forma como Jão se manifestou. Informei que a tal palestra era para esse fim de semana. Adiada, ficou para o dia 13 de dezembro. Zilidoro perguntou a razão do adiamento em Cambridge. Respondi que já tinha compromisso assumido com o IPHAN aqui em Sampa. Será sobre Forró e Imprensa. 

"Hummm... gostei. Eu posso ir lá assistir a sua fala?", perguntou o já surpreendente Lampa. E os demais presentes a mim fizeram a mesma pergunta. Naturalmente, eu disse: Espero todos vocês lá. O papo é amanhã e começa às 13 horas. É ali na avenida Angélica, 626.

Na parede, o termômetro marcava 13 graus. 

VIVA O FORRÓ!

 
O forró como gênero musical foi gravado em 1949 e lançado à praça em 1950. O que deu título a isso foi a composição Forró de Mané Vito, de Zé Dantas e Gonzaga.
O forró está na nossa mente e nos pés de tão gostoso que é cantar e dançar nesse ritmo. 
Em junho de 2000, quando eu ainda me achava apresentando o programa São Paulo Capital Nordeste, a revista Jornal dos Jornais publicou um belo papo meu a respeito do assunto. Confiram aí em baixo:

POSTAGENS MAIS VISTAS