Seguir o blog

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

CANGAÇO: ACHADO HISTÓRICO

Com 24 anos 

Virgulino Ferreira 

Ganhou lugar no bando

De Sinhô Pereira 


Chefe de cangaço 

Era o maior do Sertão 

Antes de Virgulino 

Transformar-se em Lampião 


Sinhô era discreto

E desejava Lampião 

Comandando o seu grupo

Nas quebradas do Sertão...


Documentos referentes a um processo criminal contra Lampião e o seu bando acabam de ser descobertos num canto qualquer do Fórum do município de Triunfo, PE, a 410 km da Capital pernambucana.

Esse processo é o primeiro em que o famoso cangaceiro é arrolado. Não consta, porém, que ele tenha se sentado no banco dos réus. 

Aparece como vítima no processo uma pessoa influente da região. 

Há 20 anos promovi um julgamento em que Lampião era o réu. Foi uma sessão muito concorrida, com todos os lugares ocupados por estudantes, convidados e jornalistas de vários órgãos da imprensa paulistana. Isso ocorreu em 2003 no Centro Acadêmico da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. 

Lampião, de batismo Virgulino Ferreira da Silva, foi "condenado" a 12 anos de cadeia por matar um morador da cidade de Jeremoabo, BA. A vítima era um informante da polícia. 

A TV Globo deu a notícia ao vivo.

Importante que se diga que o julgamento foi uma espécie de aula magna para os estudantes de Direito de São Paulo. Ficcional só a sessão, mas o histórico do processo relatado foi real. Quanto ao achado histórico em Triunfo deve-se dizer que é muito importante para os estudiosos do cangaço. 

Fica o registro. 


POSTAGENS MAIS VISTAS