Seguir o blog

terça-feira, 24 de outubro de 2023

O PEQUENO PRÍNCIPE CHEGA AOS 80

Não foi só o grande escritor Saint Exupéry que participou de guerra.
O avião de Exupéry, do Correio Postal, caiu no mar no dia 31 de julho de 1944. O tempo era de guerra, da Segunda Grande Guerra.
O livro O Pequeno Príncipe foi escrito nos EUA e publicado em inglês e francês em 1943, portanto um ano antes de o autor ter o avião abatido por aviadores alemães, hitleristas.
O escritor norte-americano Ernest Hemingway participou não de uma, mas de três guerras: da Primeira Grande Guerra, da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Grande Guerra. Da primeira escapou ferido e da segunda e terceira ileso, como correspondente de jornais de sua terra.
É de Hemingway o livro Adeus às Armas.
O indiano Eric Arthur Blair, para o grande público George Orwell, naturalizou-se norte-americano e pela terra nova que adotou participou da Segunda Guerra. Depois é que publicaria por lá A Revolução dos Bichos e 1984. Obras-primas.
Até a escritora Agatha Christie participou de uma guerra, da Primeira, em 1917. Sua participação foi como enfermeira da Cruz Vermelha. Logo depois dessa guera, Agatha começou a publicar livros policiais. Uns 500.
Da chamada Revolução de 32, de São Paulo, participou o violonista Aníbal Sardinha que entrou para a história do violão brasileiro com o pseudônimo de Garoto.
Pessoalmente gosto de todos esses escritores e seus livros. Mas Hemingway tem um livro apaixonante: O Velho e o Mar, que não deixa de ser guerra. No caso é o homem brigando até não mais poder para se salvar da violência das ondas do mar. Esse livro foi publicado no ano em que nasci: 1952.
Hemingway deixou a vida suicidando-se.
O mundo continua em guerra...

POSTAGENS MAIS VISTAS