Seguir o blog

domingo, 29 de outubro de 2023

É PRECISO FAZER MAIS PELA CULTURA

É importante, mas não basta "tombar" um ritmo ou gênero musical com o intuito de enaltecê-lo ou preservá-lo, transformando-o em patrimônio imaterial. É preciso mais.
O samba já foi tombado e já virou patrimônio, como patrimônio também já viraram o samba de roda, o jongo, o forró, o frevo...
Além de fazer isso é preciso fazer com que o alvo pretendido seja levado de todas as maneiras principalmente ao conhecimento dos jovens, que aparentemente por falta de opção consomem e dançam tranqueiras estrangeiras. Bom, o começo de uma boa mudança no campo cultural pode ser a realização de festivais que visem descobrir e incentivar talentos. 
No caso da música, mais precisamente a música folclórica, necessário se faz que chegue às escolas públicas e privadas de primeiro e segundo graus. Da mesma maneira também se faz necessário abrir concursos para descobrir e incentivar talentos no campo literário. A propósito, hoje é o Dia Nacional do Livro.
O que está sendo feito para de fato preservar os nossos valores literários?
O frevo como eu já disse foi tombado. E daí?
Será que o Brasil sabe quem foi Capiba?
Será que o Brasil sabe quem foram os criadores do samba?
E o jongo, hein?
O forró sabe-se o que é. Sabe-se, aspas.
Andei falando de Capiba um monte de vezes. Esse cara foi incrível. Fez músicas maravilhosas, do samba ao maracatu. Aliás, ontem 28 foi o dia do seu nascimento. E nem uma linhazinha sequer saiu por aí para lembrá-lo.
Pois é!

POSTAGENS MAIS VISTAS