Seguir o blog

sábado, 25 de novembro de 2023

LICENCIOSIDADE NA CULTURA POPULAR (54)

Em que lugar, na história, surgiu o primeiro bordel? Teria sido na Grécia ou em Roma, na China ou Japão, na Índia ou Egito?
Num livro há informação de que surgiu na Grécia, noutro em Roma e assim por diante.
Na verdade, na verdade, ninguém sabe ao certo onde e quando surgiu o primeiro bordel. Mas ainda é o caso de se perguntar: em Sodoma ou Gomorra? Há 2 ou 3 mil anos?
A História de Sodoma e Gomorra é contada e recontada de todas as formas no Teatro, no Cinema e em livros, como fez Sade em 120 dias de Sodoma ou a Escola da Libertinagem. É um livro muito louco, escrito em 1785. Romance no qual algumas dezenas de pessoas se juntam num castelo ou algo parecido para fazer o que os capetas do inferno fazem: putaria de todos os níveis, incluindo masoquismo. Ninguém sai ileso dessa história. E nem o leitor.
Sade de católico não tinha nada.
A Bíblia conta que Deus mandou fogo e o diabo a quatro para acabar com Sodoma e Gomorra e mais duas cidades de população pecadora. 
Sodoma e Gomorra que ficavam no Oriente Médio, foram destruídas centenas de anos antes de Cristo. 
Pompéia, que pertencia a Roma, implodiu poucos anos depois de Cristo. Num piscar d'olhos.
Arqueólogos descobriram restos de Pompéia. Nesses restos havia rastros pontilhados com o que seriam representações de falos indicando como chegar ao que chamamos hoje de casa de tolerância. 

POSTAGENS MAIS VISTAS