Seguir o blog

domingo, 10 de dezembro de 2023

LICENCIOSIDADE NA CULTURA POPULAR (59)

Muita gente já falou a respeito de prostituição, cafetina, rufião, bordel e tudo mais. Isso em tudo em muitas línguas de países pobres ou ricos, livres ou ditatoriais, conservadores e tal.
Esse tema tem sido abordado na poesia, no romance; no teatro, no cinema, por aí.
Mas uma coisa é literatura, ficção. Outra coisa é a realidade que quando não mata deixa marcas. A coisa é séria.
Em 1982, a Edições Paulinas reuniu estudiosos para exporem suas ideias no livro A Prostituição em Debate. Nesse livro há interessantes artigos como A Mulher de "Vida Fácil" Numa Conjuntura Difícil, A Prostituição Aspectos Jurídicos, De Canaã a Corinto: o Sexo Explorado, escritos respectivamente por José Alberto da S. Curado, Euclides Benedito de Oliveira e Airton José da Silva.
Na artigo De Canaã a Corinto, o autor começa assim:

"Em face do fenômeno da prostituição, quando abordado teologicamente, uma pergunta logo se impõe: o que diz a Bíblia? Pergunta que vem acompanhada, logicamente, pela necessidade de maiores precisões: era fenômeno conhecido nas épocas do Antigo e Novo Testamento? Como foi visto e tratado pela sociedade israelita e pelos primeiros cristãos? Há na Sagrada Escritura alguma pista para a solução do problema?".
A prostituição em si nunca foi um problema que afetasse de modo negativo todos os povos. Houve em civilizações antigas igualdade entre homens e mulheres no tocante a sexo.
Em alguns lugares de antigamente a mulher adúltera era punida com apedrejamento até à morte. No tempo de Cristo, o próprio Cristo partia contra os  agressores  e a favor das mulheres.
No livro Historia da Prostituição em Todos Os Povos do Mundo Desde A Mais Remota Antiguidade Até Aos Nossos Dias, de 1885, o autor Pedro Dufour dá um mergulho profundo nessa questão trazendo à tona o comportamento de povos antigos, como o gauleses.
Na Galícia, a prostituição era praticada nas sombras das árvores, de modo sutil e distante de olhos indiscretos e era coisa rara.

(CONTINUA NA PRÓXIMA EDIÇÃO…)
Foto e reproduções de Flor Maria e Anna da Hora

POSTAGENS MAIS VISTAS