Seguir o blog

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

NO CEARÁ, ANO BOM PRA CULTURA POPULAR


Assis Angelo e Klévisson Viana
O de 2023 se acha nos últimos dias, com o sol quente queimando o lombo do povo. Apesar disso, 2023 foi um bom ano para a cultura popular do Nordeste. Em alguns Estados, como o Ceará e a Paraíba, o 
cordel e cordelistas botaram pra quebrar.
Aqui na Capital paulista o ano de 2023 ficou a dever, no quesito cultura popular. 
Da minha parte, tive aprovado em edital da Secretaria do Estado da Cultura, um projeto que tem por objetivo produzir um livro em brasileiro com a adaptação que fiz do poema épico Os Lusíadas (narrativo), de Luís de Camões.
O ano de 2024 será marcado pelos 500 anos de nascimento do famoso poeta português. 
Pedi ao craque cearense Klévisson Viana um apanhado dos principais eventos de que participou no campo da cultura popular, no correr do ano que funda.
O relato de Klévisson, agora reconhecido como Mestre da Cultura do Estado do Ceará e Dr. Honoris Causas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE é o seguinte:

Os últimos meses do ano de 2023 foram marcados por inúmeros eventos culturais e a Literatura de Cordel, patrimônio imaterial do povo brasileiro, foi agraciada com vários eventos importantes.
O ano marcou a retomada de eventos tradicionais como a FEIRA DO CORDEL BRASILEIRO, evento idealizado e coordenado por mim (Klévisson Viana), que teve sua quinta edição realizada nos dias 19 a 21 de outubro com presença de grandes nomes dessa arte em todo território nacional. Dentre os muitos artistas presentes ao certame, estiveram presentes o rabequeiro Beto Brito, parceiro de Zé Ramalho e Geraldo Azevedo, o Multiartista Adiel Luna, e o decano Chico Pedrosa Galvão, o maior declamador em atividade no país.
Em novembro, no dia 18,  com curadoria do cordelista e mestre de capoeira Olegário Alfredo, Minas Gerais realizou o V Encontro Mineiro do Cordel com presenças marcantes como da pesquisadora Simone Santos, a médica e cordelista Paola Tôrres, dentre outros.
Na Bahia, na pequena cidade de Antônio Cardoso, há poucos quilômetros de Feira de Santana, cidade cercada por quilombos, berço do samba e do multartista Antônio Ribeiro da Conceição, Mestre Bule-Bule, ele que é sambador, cordelista, repentista, cantor de sambas e licutixos, ocorreu de 23 a 25 de novembro a  1ª FLIAC - FEIRA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE ANTÔNIO CARDOSO, com atrações de várias partes do Brasil e de países da África. A feira teve como principal homenageado seu filho ilustre Bule-Bule. Neste evento ministrei uma aula espetáculo e um recital ao lado do decano da poesia popular mestre Chico Pedrosa. Foram três dias de literatura, paletras, oficinas, contação de histórias, poesia, repente e muito samba tradicional. Até mestre, Bule-Bule cantou, encantou e caiu no samba.
Na pequena e rica Paraíba, mais precisamente na cidade de Pombal, berço do economista Celso Furtado e do grande poeta Leandro Gomes de Barros, um dos principais expoentes da Literatura de Cordel em todos os tempos, ocorreu a 2ª Feira de Cordel Leandro Gomes de Barros organizada pela pesquisadora e professora Ione Severo e professor Lairton Formiga. A feira rolou de 29 de novembro ao dia 01 de dezembro e contou com as presenças de Chico Pedrosa, Silvinha França e muitos outros poetas e pesquisadores, como a presença do jornalista e autor de dois livros importantes para Literatura de Cordel contemporânea Alberto Perdigão.
De 7 a 10 de dezembro a festa foi em Crato, Ceará, no Centro de Cultura do Cariri, onde ocorreu o XV ENCONTRO MESTRES DO MUNDO, com a presença dos maiores mestres da cultura tradicional do estado nas mais diversas linguagens e inúmeros visitantes e pesquisadores. Destaque para o show de Lia de Itamaracá. Dentre os palestrantes e expositores esteve presente os xilogravadores Francorli e Stênio Diniz e o decano Lucas Evangelista, cantador e cordelista.


POSTAGENS MAIS VISTAS