Seguir o blog

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

HOJE É O DIA NACIONAL DO FORRÓ

Ilustração extraída do livro Histórias de Esquina

Foto por João Konai
Foi no dia 06 de setembro de 2005 que o presidente Luis Inácio Lula da Silva, no seu primeiro mandato, sancionou a lei 21.716 que instituiu o Dia Nacional do Forró. Esse dia é comemorado desde então no dia 13 de dezembro.
O dia 13 de dezembro é o dia do nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
Luiz Gonzaga nasceu numa fazenda do município pernambucano de Exu. Foi um dos nove filhos do casal Januário e Santana.
Januário era afinador de sanfonas e a mãe uma dona de casa. Foi praticamente às escondidas que o menino Luiz, chamado de Lula, aprendeu os segredos da sanfona. Tinha uns oito anos de idade quando pela primeira vez sentou-se num tamborete para tocar uma sanfona maior que ele próprio. E ao som da sanfona que tocava pessoas da região onde morava dançaram surpresas pelo som agradável que saía do instrumento daquele menino. 
O filho de Januário Santana tinha lá uns dezessete quando levou uma pisa dos pais e fugiu de casa, alistando-se no exército em Crato, CE. Na ocasião conseguiu enrolar os militares mentindo a idade.
A história de Gonzaga até virar Rei do Baião foi longa.
Até hoje já foram compostas e gravadas, mais de 500 composições musicais enaltecendo o nome e o talento do filho de Januário.
Fausto Bergocce e eu publicamos este ano o livro Histórias de Esquina, que está dando o que falar. Nesse livro há um pedaço da história do Rei do Baião. Edição já praticamente esgotada. E em 2012, junto com Osvaldinho do Acordeon, compus uma música pra Gonzaga, esta: 



POSTAGENS MAIS VISTAS