Seguir o blog

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

SÃO PAULO: 470 ANOS


Falar de São Paulo é como falar de mim mesmo.
Eu gosto de São Paulo.
Essa cidade me encanta, dos pés a cabeça. É linda, porém cheia de contradições. Mas é assim que é.
Eu já disse que São Paulo é uma espécie de mulher, daquelas muito rígidas e ao mesmo tempo simpáticas. De pegar o menino ou a menina e embalá-lo no colo. Dá chance a todo mundo, de casa e de fora.
Foi batizada essa cidade a partir do santo lembrado por Nóbrega e Anchieta, esse último das ilhas canárias.
Falar de São Paulo é como falar de mim mesmo. 
Eu gosto de São Paulo.
Muita coisa boa já foi dita dessa cidade, a maior do Brasil e da América do Sul.
No ranking mundial, São Paulo é a 5ª cidade maior e tal.
São Paulo já foi cantada de todas as formas, em prosa e verso.
Passei mais de duas décadas levantando informações sobre a história e sobre, especialmente, a música feita em homenagem à cidade. As primeiras foram feitas ainda no século 19, com letra e partitura.
A primeira música gravada que fala de São Paulo tem registro na primeira década do século 20. Ali entre 1909/10 o sanfoneiro italiano Giuseppe Reali gravou a bela Paulista. Também antes dos anos 20, foi composto o primeiro chorinho que fala do cotidiano dessa cidade. É um choro intitulado Rapaziada do Braz.
É muita história.
Há 20 anos o cantor e compositor mineiro Téo Azevedo lançou um CD intitulado São Paulo Musical 450 Anos. No repertório se acham intérpretes como o ator Jackson Antunes e cantores do naipe de Roberto Luna, Ruth Eli, Dedé Paraízo, Fatel & Ináh; Djalma Lúcio, José Domingos, João Mulato & Douradinho, Raimundo José, Raimundo Ferreira, Célia & Celma; Denilson Benevides, Caju & Castanha; Régis Clemente, Orlando Dias, Chico Galvão, Verde Lins & Reginaldo Pardal. Além dos grupos Bando de Macambira e Z'África Brasil.
Nas minhas pesquisas que fiz sobre as músicas de São Paulo há verdadeiras pérolas de grandes autores como Tom Zé, Geraldo Filme, Germano Matias, Adoniram Barbosa, Tom Jobim, Paulo Vanzolini, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Rita Lee, Caetano Veloso, Gilberto Gil...
Em 2005 participei do livro São Paulo Minha Cidade, lançado com a marca da Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo.
O lançamento desse livro ocorreu antes de um concerto na Sala São Paulo com a presença de Jair Rodrigues, Pery Ribeiro, Fabiana Cozza. 
O concerto de lançamento de São Paulo Minha Cidade foi todo gravado e lançado à praça em DVD. Lembro que na ocasião subi ao palco entregar medalhas/prêmios aos compositores Paulo Vanzolini, Alberto Marino Jr, autor da letra do chorinho Rapaziada do Braz; e Zica Bérgami.
À época das pesquisas, levantei mais de 2 mil obras sobre Sampa. Até eu inventei de compor sobre os valores e belezas que vejo nessa cidade. 
Com Jarbas Mariz eu fiz São Paulo Esquina do Mundo, por exemplo.
Com o bamba Osvaldinho da Cuíca na percussão, fiz Declaração de Amor à São Paulo:



Pra falar sobre isso tudo estarei daqui a pouco, às 9h, nos estúdios da Rádio Trianon. Comigo estarão Dedé Paraízo e Atílio Bari, entre outros. O apresentador é Pedro Nasttri, do programa Metrópolis em Foco.

POSTAGENS MAIS VISTAS