Seguir o blog

terça-feira, 5 de março de 2024

O BRASIL DOS BRASILEIROS



O Brasil é, dentre todos os países, o xodó de Deus. Não há outro igual. E olha que eu conheço o mundo, hein? De leitura e de corpo presente por aí afora.
Aqui na terra Brasilis tem de tudo e tudo que se plantar, dá. Já dizia de forma escrita o primeiro missivista, Pero Vaz de Caminha, a por os pés por cá. Isso em 1500, quando Cabral e aventureiros acharam este país de Deus.
Neste país de Deus tem poeta, tem romancista, tem músicos de tudo quanto é linhagem. 
Não à toa, o Brasil de Deus e de todos os brasileiros é aplaudido por todo mundo. O Brasil é infindável, com sua riqueza natural.
Dentre os brasileiros poetas tem Patativa do Assaré. 
Patativa do Assaré, de ideias originais, nasceu em 1909 num dia como hoje, 5 de março. Foi uma espécie de porta-voz do seu povo: do sertão para o mundo. 
Em 1999, pouco mais de 20 anos de conhecer Patativa, fui a Assaré, CE, com o propósito de conhecer a terra e escrever um livro sobre o poeta. Fui junto com o craque da fotografia Gal Oppido. O livro (aí nas minhas mãos) saiu pelo selo CPC/Umes.
É bom declamar Patativa de todos os modos, de todo jeito e em todo canto. Até numa bicicleta que não sai do lugar, como esta em que eu estou. Clique:



POSTAGENS MAIS VISTAS