Seguir o blog

terça-feira, 26 de março de 2024

CENSURA É UMA MERDA!

Foi não foi a Inquisição mostra as suas garras dos modos os mais diferentes possíveis.
A Inquisição carrega no seu bojo a censura e tudo que não presta. Em nome da família e do bem comum, muitas mortes foram aberrantemente patrocinadas por ela.
É como se ainda vivêssemos o obscurantismo medieval.
Foi na virada de março para abril de 1964 que os militares, patrocinados por poderosos civis, encheram de tanques o centro do Rio de Janeiro, calando no nascedouro a boca do povo.
O tempo, naquele tempo, fechou.
Foram 21 anos de cabresto e terror.
Muitos brasileiros e brasileiras foram perseguidos, presos, torturados e, quando não mortos, exilados.
A impressão que às vezes tenho é que o bicho verde-oliva graduado está a postos, na esquina, à espera de um sinal qualquer do Capeta para atirar-se contra todas as leis que regem o campo do bom viver, destruindo a Constituição e a esperança.
Pois é, a censura está mostrando aos poucos suas garras.
No Paraná, PR, o governo mandou retirar das escolas o livro O Avesso da Pele, do carioca Jeferson Tenório.
Esse mesmo livro também foi censurado numa escola de Porto Alegre, RS.
Esse mesmo livro, e tudo neste mês de março, foi também suspenso do currículo escolar em Goiás. A decisão foi do governador bolsonarista Ronaldo Caiado.
O Avesso da Pele é um romance que trata de racismo e dos problemas provocados pela cor da pele. Trata também de questões referentes ao sexo.
Lá atrás, durante a ditadura militar, de cara foram proibidos os livros Eu sou uma Lésbica, de Cassandra Rios; Roque Santeiro, de Dias Gomes; O casamento, de Nelson Rodrigues; Feliz Ano Novo, de José Rubem Fonseca e Laranja Mecânica, de Anthony Burgess.
Também naqueles tempos foram proibidos outros títulos de filmes dirigidos por estrangeiros como O Império dos Sentidos, O Último Tango em Paris e Garganta Profunda.
Liberados depois, esses filmes nada provocaram de espantoso na vida de que os assistiu.
A censura é uma merda, não é mesmo?

POSTAGENS MAIS VISTAS