Seguir o blog

sábado, 6 de julho de 2019

BAIANO NÃO MORRE. MORREU JOÃO GILBERTO!

João Gilberto Pereira de Oliveira, dizem, acaba de morrer. Não acredito. O João sempre foi um cara polêmico. Tinha voz pequena, mas polêmico.
Eu mesmo disse coisas que ele não gostou. Por exemplo: que ele era melhor "carateiro" do que cantor. "Carateiro" é o cara que faz careta. Tipo assim; uuuuuuuuhhhhhhhhhh...
João era uma boa alma. Claro que eu fiquei chateado quando ele fez aquela canção: Bim, bom. link:https://www.youtube.com/watch?v=rFdWNktUWq0 Um homem quando ama uma mulher, ele fica nas mãos dela. João amou muitas mulheres, mas se perdeu nas mãos de uma delas.O João era o João. João menino que enfeitou a vida de muitos "Joões" , "Joanas", "Josés", "Marias"... com a sua voz pequena e o coração desafinado.Sim, sei que fui grosso com ele em alguns momentos. Viva João!
Ah! o João foi virar estrela neste dia 06/ de julho. Neste dia foram também para a eternidade o poeta italiano Ariosto ( 1533) e o poeta baiano Castro Alves (1871).
Como se vê, o dia 06 de julho é o dia universal do poetas.Ariosto foi o cara que criou na linguagem poética o que chamamos de medida nova. Essa medida é Decassílaba, destribuída em estrofes de oito versos. A rima é:o primeiro verso rima com o terceiro o quinto; o 2° com 4° e o 6°; e o 7° com o 8°. Essa é a Medida Nova. Castro Alves foi um dos primeiros , talvez o primeiro, a fazer poesia na modalidade Sextilha. Assim: o 2° verso rima com 4° e o 6°; o 1°, 3° e 5° , são livres. Detalhe: a sextilha tem a ver com a Redodilha Maior: de 7° a 11° sílabas. O João deve está, agora, mostrando aos desafinados, como cantar.
E um amigo meu, Carlos Sílvio, também baiano, diz pra mim que baiano não morre. É uma opinião. Quem sabe um tema...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS