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sexta-feira, 9 de maio de 2014

O DIA EM QUE VANDRÉ CHOROU

http://assisangelo.blogspot.com.br/2011_09_01_archive.html
A moda de viola estilizada Disparada, do paraibano Geraldo Vandré e do carioca Theo de Barros (aí ao lado), foi o que se costuma chamar no meio artístico de carro-chefe do repertório musical do paulista de Igarapava Jair Rodrigues; mas podia não ter sido, caso o diretor do II Festival da Música Popular Brasileira, Solano Ribeiro, não tivesse apostado suas fichas em Jair desde o momento que seu nome lhe fora sugerido pelo compositor e instrumentista potiguar Hilton Accioli, do Trio Marayá, que, aliás, acompanhou Jair junto com o Trio Novo, que era formado por Theo de Barros, Heraldo do Monte e Airto Moreira.
Entre os parceiros de Vandré, o mais frequente é Hilton. Mas Vandré não queria que Jair defendesse a sua música no festival, por uma razão: não acreditava que ele fosse capaz.
E o resultado foi o que se viu: o empate histórico entre A Banda http://www.youtube.com/watch?v=VRlRIPSLeog, de Chico, e Disparada http://www.youtube.com/watch?v=VRlRIPSLeog.
Detalhe: São Paulo parou para acompanhar a disputa no Teatro Record, na rua da Consolação, 2036.
Ah! Sim: naquela noite de 10 de outubro de 1966 o durão Geraldo Vandré chorou de emoção e certamente pela injustiça cometida por sua falta de crença e sensibilidade contra Jair Rodrigues.
Jair morreu sem realizar o desejo de gravar um disco inteiro com músicas inéditas de Vandré.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

JAIR RODRIGUES, ADEUS

A primeira apresentação pública de Jair Rodrigues eu assisti no Ponto de Cem Reis, em João Pessoa, PB, ali nos começos dos anos de 1970. E ele já era o que era: um ser incrível, com quem todos nós tínhamos sempre muito a aprender.
Já morando na capital paulista, e ainda nos fins daqueles anos, nos conhecemos de perto e passei a ir vez ou outra a sua casa, numa ruazinha que ficava perto da TV Record, na Miruna, ali pelas bandas do aeroporto de Congonhas. Fui algumas vezes com Michael Kelly, um excepcional músico norte-americano integrante como primeiro trompete da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, à época regida pelo cearense Eleazar de Carvalho.
Lá ele sempre nos servia com bom papo, boa música e uma cachacinha...
Jair gostava do programa São Paulo Capital Nordeste, que eu apresentei por mais de seis anos na Rádio Capital.
Um dia o convidei para uma entrevista (abaixo, na foto).
Na ocasião eu fiz tocar, no origina, as suas duas primeiras gravações (Brasil Sensacional e Marechal da Vitória), inseridas num disco de 78 voltas, ‘inquebrável”, da Philips (reprodução do selo, acima), compostas para animar o clima da Copa de 1962, realizada no Chile e que resultou o Brasil  como campeão; na verdade, bi.
Essa entrevista foi uma das mais bacanas que irradiamos pelos microfones da Capital, e que se acha nos arquivos do Instituto Memória Brasil, IMB.
Jair contou toda a sua história, desde quando decidiu virar cantor.
Antes de se consagrar como um dos melhores e mais completos intérpretes da nossa música, ele desenvolveu atividades diversas nesse cotidiano massacrante, sobrevivendo com dignidade e galhardia.
Jair partiu hoje para a eternidade, aos 75 anos de idade; mas era como se tivesse menos ou mais, pela sabedoria marcante que o identificava.
Viva Jair!
No link abaixo o piauiense Jorge Mello improvisa versos ao som de um violão, em reverência a Jair. Clique:
https://www.youtube.com/watch?v=6STY1rwqM38

CONGRESSO MEGA BRASIL TERMINA HOJE

Começou anteontem e termina hoje a edição deste ano do Congresso Mega Brasil de Comunicação com lugar no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Na programação do dia, destaque para as palestras O Novo Jornalista: Viagem ao novo mundo dos mensageiros – Os jornalistas em mutação e o que isso tem a ver com os profissionais de comunicação e as fontes de informação e Redes Sociais: As apostas que estão dando certo e abrindo caminho para o sucesso das empresas nas redes sociais. 
O encerramento contará com uma mesa de especialistas que avaliará os resultados da programação.
Ano passado eu e uma trupe artistas populares do Instituto Memória Brasil participamos do Congresso apresentando um sarau que foi bastante comentado nos dias seguintes. Para ver ou rever, clique http://www.youtube.com/watch?v=JYn7vpQlb3U
E clique também http://www.youtube.com/watch?v=JYn7vpQlb3UA programação do congresso que termina hoje foi pré-inaugurado com a solenidade de entrega do prêmio Personalidade de Comunicação do Ano à jornalista multimídia Miriam Leitão. Depois, durante coquetel, nos juntamos numa rodinha com Audálio Dantas, Eugênio Araújo, Ricardo Carvalho, José Donizete e o presidente da Câmara de Vereadores São Paulo, José Américo, entre outros amigos, para contar lorotas, casos, causos e cousas.
Declamei versos de cantadores do Nordeste e também do poeta cearense Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré (1909-2002). Sobre quem, aliás, escrevi o livro cuja capa, de Gal Oppido (e textos de apresentação de Mario Chamie e José Nêumanne), é reproduzida acima (aí à direita, reprodução da capa de um áudio-livro que gravei contando a vida e obra do poeta de Assaré).
O livro e o áudio-livro estão esgotados, mas fica o registro.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

MIRIAM LEITÃO, COPA E BIOGRAFIAS

S
imples e concorrida, a solenidade que patenteou ontem a escolha da jornalista multimídia Miriam Leitão como Personalidade da Comunicação deste ano começou pouco antes das 20 horas no salão nobre do Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Miriam, que é mineira de Caratinga, é profissional especializada em temas econômicos. Há mais de dez anos ela apresenta seus comentários na TV Globo/Globo News, no jornal O Globo e na rádio CBN.
No seu discurso de agradecimento pelo prêmio conferido pelos profissionais de comunicação corporativa, representados pela empresa Mega Brasil de Comunicação, Miriam contou que teve uma infância comum, exceto que era muito tímida.
Briguenta, ela chegou a ser presa aos 19 anos por agentes da ditadura militar.
Briguenta, acha que o Brasil não anda bem das pernas e que o futuro pertence aos netos.
No seu discurso, que foi muito aplaudido, Miriam fez uma ligeira retrospectiva da sua carreira, lembrando que suas primeiras aparições na telinha de fazer doido, como diria o velho Ponte Preta, ocorreram na extinta Abril/Vídeo, onde, na mesma ocasião, também trabalhei como pauteiro de reportagens no começo dos anos de 1980.
Nossos parabéns à homenageada.

ELIZETE CARDOSO
Hoje faz 24 anos que o Brasil deixou de ouvir a cantora Elizete Cardoso, literalmente, porque seus herdeiros, por questão de grana, não autorizam que se façam espetáculos em sua memória e se publiquem sobre a sua história. Elizete, que morreu num dia 7 de maio, era do tempo de Noel Rosa, Pixinguinha e Almirante, entre outros bambas. Começou a carreira pelas mãos de Jacob do Bandolim.

PROJETO BIOGRAFIAS
O Projeto de Lei 393/11 do deputado paulista Newton Lima que libera a publicação de biografias de famosos etc., deverá ser votado na próxima semana pelo Congresso. Ontem o plenário da Câmara aprovou a votação do projeto em regime de urgência. Ano passado, Chico Buarque, Caetano Veloso e Roberto Carlos, entre outros raivosos da música popular, foram atirados à fogueira pelos fãs por serem contra ao projeto de lei que visa facilitar a vida dos biógrafos. Para lembrar, clique: http://pordentrodamidia.com.br/cascudo-no-feliciano-que-entrou-no-debate-das-biografias-tem-mais-cascudos-para-garontinho-bulsonaro-e-maluf/

FUTEBOL E MÚSICA
O livro (acima, reprodução da capa) A Presença do Futebol na Música Popular Brasileira, de minha autoria e prefácio do jurista Ives Gandra da Sila Martins, está esgotado. É o que tenho a dizer.

COPA
A menos de um mês da Copa, o técnico Felipão anuncia o time de seus sonhos. Foi hoje, confira: Goleiros: Julio Cesar (Toronto FC), Jefferson (Botafogo) e Victor (Atlético-MG) Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Maicon (Roma), Marcelo (Real Madrid) e Maxwell (Paris St. Germain) Zagueiros: Thiago Silva (Paris St. Germain), David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern de Munique) e Henrique (Napoli)Meio-campistas: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Paulinho (Tottenham), Oscar (Chelsea), Willian (Chelsea),Ramires (Chelsea), Fernandinho (Manchester City) e Hernanes (Inter de Milão) Atacantes: Neymar (Barcelona), Fred (Fluminense), Jô (Atlético Mineiro), Bernard (Shakhtar Donetsk) e Hulk (Zenit).

segunda-feira, 5 de maio de 2014

TODOS PASSARÃO, EU PASSARINHO

Ouvindo noticiário sobre uma grande chuva de meteoros a cair do céu na próxima madrugada ali pelas 2h30, eu me lembrei do poeta gaúcho Mario Quintana, autor destes brilhantes e definitivos versos:
“Todos passarão/Eu, passarinho”.
E eu me lembrei por uma simples razão: por acreditar que poetas quando deixam a terra vão direto para o céu brilhar como estrela, ao lado de meteoros que se transformam em chuvas.
Quintana viveu entre nós como um franciscano, produzindo poemas e encantando a todos.
Sem sequer ter onde morar, ele findou seus dias num apartamento do velho Hotel Majestic, oferecido por seu dono, o ex-jogador de futebol Falcão.  Nesse hotel, localizado no centro histórico de Porto Alegre, outrora frequentado por artistas como o rei da voz Chico Alves e o nosso tenor popular Vicente Celestino, e políticos como Getúlio Vargas, está instalado o Centro Cultural Mario Quintana.
Há uns dois anos eu estive lá, mas não sei onde se acham as fotos que Andrea fez.
Mário Quintana morreu num dia como hoje, há exatos 20 anos.

sábado, 3 de maio de 2014

TELEVISÃO E CERQUILHO

Hoje o dia nos remete à tarde de 3 de abril do ano de 54, quando, na presença do jornalista e empresário paraibano Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, eram testados os equipamentos para a inauguração da televisão no Brasil, ocorrida no final do dia 18 de setembro de 1950, na sede dos Diários Associados, na rua 7 de Abril, em São Paulo.
Essa pré-estreia contou com uma apresentação do frei cantor mexicano de grande sucesso por cá Jose Mojica, que noutra ocasião chegou a contracenar com o grupo musical paulistano Demônios da Garoa, na Record.
Fica o registro.

CERQUILHO
Hoje é dia de festa em Cerquilho, uma belezinha administrativa e politicamente emancipada no dia 3 de abril de 1949. A palavra que dá nome a essa cidade distante cerca de 140 quilômetros da capital paulista, chamada de Cidade das Rosas, é de origem espanhola e significa cerquinho; e quem nasce lá, como o cantador de cururu Luizinho Rosa (acima, comigo), é cerquilhense. Fica perto de Porto Feliz e Tietê.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

A HISTÓRIA EM CORDEL

Nos últimos cento e poucos anos, os mais expressivos personagens da vida brasileira se acham retratados na música popular e na literatura de cordel. Nesse baú de histórias incríveis há desde Pedro Álvares Cabral a Dilma Rousseff, passando por Vargas, Kubistchek, Jânio, Jango, generais do ciclo militar, Tancredo, Sarney, Collor, Fernando Henrique, Lula, o mais cordelizado etc., sem falar de nomes dos esportes, como Pelé; da música, como Luiz Gonzaga, Roberto Carlos, Raul Seixas e Zé Ramalho.
Flagrantes da violência, incluindo vítimas e algozes também do Cangaço rural e urbano antes mesmo de Lampião são encontrados na literatura de cordel que tanto tem inspirado literatos e cineastas ao longo dos anos.
Os cordelistas são muito rápidos na composição em versos de enredos históricos ou de passagem, isto é: factuais.
Exemplos disso são frequentes.
Logo após o anúncio do suicídio do presidente Getúlio Vargas, em 1954,
Rapidamente milhares de folhetos foram compostos, impressos e vendidos nas ruas do Rio de Janeiro e de outras partes do País.
O mesmo ocorreu com o Rei do Baião e Ayrton Senna.
Mais ou menos a essa hora do dia 2 de maio de 1994, o cordelista piauiense Guaipuan Vieira escrevia, em sextilhas:

Maio de noventa e quatro
Dia do trabalhador
O mundo comemorava
Esta data de valor
Mas de súbito da Itália
Chegou a notícia de dor.

 Veio sim pelo destino
Que sempre foi traiçoeiro
Trazendo para o Brasil
Neste mês dia primeiro
Tristeza, luto e pranto
Por um filho brasileiro.

O mundo inteiro assistia
O Prêmio de San Marino
Ayrton Senna da Silva
No seu gesto de menino
Buscava o título de tetra
Para o Brasil genuíno.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

DORIVAL CAYMMI E CARLOS LACERDA: 100 ANOS

O tempo passa rápido, tanto que nem esperou o cantor e compositor baiano Dorival Caymmi para comemorar com ele e amigos o seu primeiro centenário de nascimento, completado hoje.
Dorival foi o artista brasileiro que mais e melhor cantou a alegria dos mares.
Ele entrou para a eternidade como o autor e intérprete de canções praieiras.
A história de Dorival, sem duvida é encantadora.
Começou por baixo, como qualquer brasileiro simples, fazendo pequenos serviços e se dedicando ao desenho, à pintura, ao jornalismo e logo depois, completamente, à música.
Dorival começou a sua história de artista da musica brasileira no Rio de janeiro dos anos 30.
Após trocar Salvador pelo Rio, ele fixou residência na Capital de São Paulo, onde compôs algumas de suas canções imortais, como Maracangalha.
Maracangalha, palavra de sua criação, significa algo como um país. Um país imaginário como Passárgada, de Manuel Bandeira e o Viagem a São Saruê, de Manoel Camilo dos Santos, que geraria no final dos anos 60, País de São Saruê, de Wladimir Carvalho.
Uma coisinha: Dorival carregou consigo a ideia de que era um preguiçoso.
Certa vez, com o intuito de esclarecer esta questão, lhe perguntei se de fato se considerava um preguiçoso.
Ele soltou uma risada e brincando disse: “Não sou preguiçoso. Se me consideram assim, paciência…”
Ainda lhe perguntei porque não gravava mais. Depois de outra risada disse: Ninguém me procura…”
Melhor do que  falar de  Dorival Caymmi é ouvir Dorival Caymmi.
Viva Dorival!
Canções Praieiras:http://www.youtube.com/watch?v=DjLzz7dho2U

CARLOS LACERDA: Hoje também completaria 100 anos de vida o carioca Carlos Lacerda, o mais brilhante orador político do Brasil. Lacerda, pivô do suicídio de Getúlio Vargas, adorava declamar poesias e ler os textos de Willian Shakespeare.
Lacerda, ex-governador da Guanabara, legou a posteridade, além da sua historia, 3 LPs que registram a sua performance pela literatura nacional e estrangeira.
Ele deixou também muitos inimigos.



segunda-feira, 28 de abril de 2014

Eu e Inezita


Eu e Inezita Barroso concordamos com muita coisa.

Que a música brasileira está bagunçada e o Brasil musicalmente não sabe o que quer.

E a música caipira é uma bobagem. É caipora. Que bom que fosse, se eles entendessem dessa forma.

Mas não. E foi assim, conversa andando, que Inezita me disse essas coisas por telefone.

E caiu numa risada. E lembrou, entusiasmada, que no último prêmio troféu imprensa, que o Carlos Alberto Nóbrega, ao receber o seu troféu, disse:

-Quem deveria receber esse prêmio seria a Inezita Barroso.

“E ai, Assis, Chorei”.

E ai Inezita me contou que não gosta do Silvio Santos, embora tenha participado do seu programa em tempos outrora.

Ai eu disse: Viva!

E disse também: “Não da para comparar o apresentador Silvio Santos com os outros dai.

E ela caiu numa risada.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

SHAKESPEARE, GONZAGA E MANEZINHO ARAÚJO?

O que há em comum entre Luiz Gonzaga, Manezinho Araújo e Shakespeare?
Mané e Gonzaga, respectivamente rei da Embolada e rei do Baião, eram pernambucanos; o primeiro da cidade do Cabo e o segundo, de Exu.
No mais, nos conhecemos e nos fizemos amigos.
Shakespeare nasceu há séculos e era natural de uma cidadezinha simpática, hoje com cerca de 30 mil habitantes, chamada Stratford-upon-Avon, localizada ao sul de Birmingham, na Inglaterra do lendário rei Artur das histórias e romances de cavalaria medievais.
Nascido no dia 23 de abril de 1564, Shakespeare morreu exatos 51 anos depois, ou seja, no dia 23 de abril de 1616.
Gonzaga nasceu em 1912, dois anos depois de Manezinho, de quem se fez amigo após muitos desentendimentos.
Gonzaga gravou músicas de Mané, que gravou músicas de Gonzaga.
A primeira música que o Rei do Baião gravou cantando foi a mazurca Dança Mariquinha, dele e do cearense Miguel Lima, em abril de 1945. Nesse mesmo  mês, no dia 11, Gonzaga gravava a a polca Impertinente, ambas pela extinta Victor.
E o que fazia Manezinho Araújo exatos 12 anos antes?
No dia 11 de abril de 1933 o cabense Manezinho se achava gravando o seu primeiro disco, que trazia de um lado Minha Prantaforma e Se eu Fosse Interventô, emboladas clássicas de sua autoria.   
Com as devidas proporções e gêneros, os três são grandes.

terça-feira, 22 de abril de 2014

ROBERTO CABRINI E O BRASIL

Um tanto sorumbático por razões diversas, deixei de preencher este espaço ontem com texto alusivo ao feriadão em homenagem à memória do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes e dos 19 anos de ausência entre nós de outro mineiro, Tancredo Neves, o único presidente do Brasil que foi sem ser, isto é: eleito não tomou posse por apresentar uma série de complicações que o levaram primeiro ao Hospital de Base em Brasília, e depois ao Hospital das Clínicas, em São Paulo.
Tancredo foi a via de travessia entre o regime militar iniciado em 1964 e a redemocratização vigente desde 1985.
Hoje eu poderia falar um pouco sobre o achamento do Brasil pelo português Pedro Álvares Cabral, no dia 22 de abril de 1500.
Prefiro falar a respeito de um personagem contemporâneo em plena atividade profissional: Roberto Cabrini.( ao meu lado, com a editora do portal Por Dentro da Mídia, Luciana Freitas).
O piracicabano Cabrini iniciou a profissão de repórter aos 16 anos de idade, cobrindo partidas de futebol.
Aos 17 anos ele era contratado pela Rede Globo de televisão.
Foi o mais novo profisisonal de jornalismo até contratado pela plim plim.
Fiquei sabendo disso ontem de manhã ao ouví-lo falar no programa Morning Show, no ar pela Rede de Rádio Jovem Pan.
Foi uma entrevista e tanto.
Ex-correspondente de guerras em várias partes do mundo, Roberto Cabrini especializou-se na cobertura de reportagens perigosas: É o mais eficiente profissional de reportagens investigativas no Brasil.
A sua eficiência profissional refletida no programa Conexão Reporter, do SBT, nos orgulha a todos.
Na vida pessoal, também agitada, Cabrini se destaca também como um cidadão exemplar. Não à toa, ele diz que a importância de uma reportagem está no que ela pode transformar para melhor a vida de pessoas, comunidade ou país.
Cabrini não acredita em reportagens que não levem a mudanças sociais.
Viva Cabrini e a sua aposta por uma sociedade melhor.


INVASÃO BAIANA. Ontem a noite, dei uma esticada até o Vale do Anhangabaú, onde se apresentavam artistas do solo baiano. Entre as atrações Márcia Castro, Baiana System e o veterano Pepeu Gomes. Pepeu, como convidado especial, foi a diferença do projeto denominado Invasão Baiana. Aliás, uma denominação sem graça e pra lá de dúbia. Enfim, já se passou o tempo de invasão de brasileiros em terras brasileiras: brasileiros visitam e trabalham por seu território, sem necessariamente invadí-lo.

domingo, 20 de abril de 2014

HOJE É DIA DE JOANNA

Ela não é cantora, compositora e não toca sanfona, piano, nem tuba; tampouco flauta, piston, viola, violão ou clarineta. Aliás, ela não toca nenhum instrumento musical, embora seja amiga de virtuosos, tanto da música popular quanto de eruditos.
Ela é das antigas, do tempo em que o rádio ainda ganhava forma no Brasil e a seca em São Paulo levava ao desespero do racionamento d´água e energia elétrica que fazia os bondes deslizarem nas linhas com seus passageiros.
Ela é do tempo em que a cidade paulistana era habitada por cerca de 700 mil pessoas; tempo da Revolução Esquecida liderada pelo general de pijamas Isidoro Dias Lopes que feriu e matou muita gente a tiros e a bombas atiradas por aviões da força federal comandada pelo presidente Artur Bernardes.
Ela é do tempo em que Cornélio Pires engatinhava com seus projetos culturais pioneiros na pauliceia desvairada de Mario de Andrade.
Sim, ela não é paulista nem paulistana, mas por seus olhos viu passar muitas histórias de amor, guerra e paz. Seu nome: Joanna de Arruda Câmara Neiva, hoje viúva, avó e bisavó.
Joanna nasceu no Rio de Janeiro, num domingo como este, de Pascoa, há exatos 90 anos.
Ela faz parte de uma multidão de brasileiros que tem pra lá dessa idade.
Viva Joanna!

sexta-feira, 18 de abril de 2014

EDUCAÇÃO X IGNORÂNCIA

A inteligência e a simplicidade fazem de Romário de Souza Faria uma pessoa rara neste universo terrível de inversões de valores em que vivemos.
Carioca da safra de 66 e tetracampeão mundial de futebol pela Seleção Brasileira em 1994 http://www.youtube.com/watch?v=iGTOGYRZCno, Romário é um cidadão ciente de seus direitos e deveres, tanto que quer implantar nas escolas de níveis fundamental e médio uma matéria de iniciação às normas constitucionais, feitas e aprovadas no Congresso para dar rumo e sustentação a este País tão brutalmente judiado pelos poderosos de plantão desde sempre.
Eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro com quase 150 mil votos em 2010, Romário diz que fará tudo para ver aprovado seu projeto de conscientização cidadã nas escolas. Mas para que isso ocorra é preciso antes mudar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Aguardemos, não é?
Há uns seis ou sete anos deixamos no Congresso a ideia de se trazer de volta às escolas o ensino básico da música. Nesse sentido, projeto foi aprovado pela ex-senadora Rosenana Sarney, mas até agora nada.

PUTAS TRISTES
O DESAPARECIMENTO DO ESCRITOR Gabriel Garcia Marques por si só é uma tristeza infinda, mais triste ainda é ouvir, como ouvi hoje no começo da madrugada, um apresentador da Rádio Jovem Pan se recusando a pronunciar o título de uma das últimas e belas obras do autor, Memórias de Minhas Putas Tristes. Gaguejando, o moço do microfone da Pan fez o ouvinte pensar que se tratasse o título de um palavrão.
Infelizmente é assim que se acha o rádio hoje, cheio de ignorantes, pedantes e preconceituosos.
Dá nisso não estudar.

terça-feira, 15 de abril de 2014

MOACYR FRANCO E LUIZ GONZAGA

Billy Fontana iniciou a carreira de artista em 1959, gravando um disco de 78 voltas com as músicas Baby Rock e Nairobi, acompanhado pelo conjunto musical Rockmarkers.
Billy era Moacyr Franco.
Nesse mesmo ano Roberto Carlos também dava início a sua discografia, com os temas bossa-novistas João e Maria e Fora do Tom.
Moacyr não tem nada a ver com Jovem Guarda e Bossa Nova, embora no correr do tempo tenha gravado nos mais diversos modos musicais, incluindo sambas, boleros e até marchinhas de carnaval; além de algumas versões estrangeiras, com sucesso.
A ver com Roberto, Erasmo e Wanderléia, que apresentavam o programa Jovem Guarda na antiga TV Record, na Miruna, tem o locutor e produtor musical Antônio Aguillar, um cara bom de papo e em dia com histórias e cidadania.
Nesse ponto, especialmente, há algo em comum com Moacyr.
O cantor, compositor, ator e humorista mineiro Moacyr Franco é do tipo que a gente sabe só fazer o bem e acha que solidariedade e amizade são palavras inventadas pra ele.
Em torno de Moacyr existem muitos causos e histórias curiosas.
Uma dessas histórias ocorreu há poucos dias, quando Aguillar o convidou para abrilhantar uma de suas festas feitas para homenagear com jantares e troféus nomes da Jovem Guarda, como seus amigos Roberto (acima, entre Darlan Ferreira e Aguillar), Erasmo &Cia.
Marcada para acontecer – como aconteceu - num clube da Avenida Paulista, a festa começou pontualmente.
Moacyr chegou atrasado, justificando que batera seu carro, fato que o fez perder  algum tempo registrando a ocorrência em delegacia. Depois ele cantou, abraçou todo mundo e recebeu os mais prolongados aplausos da noite.
Grande Moacyr!
Acima, comigo e amigos num intervalo da gravação do CD Inéditos do Capitão Furtado e Téo Azevedo.

REI DO BAIÃO
Audálio Dantas e seu parceiro de estripulias fotográficas Tiago Santana lançam hoje no Teatro Dragão do Mar, em Fortaleza, o livro Céu de Luiz, no caso, Luiz Gonzaga. A chancela é da Editora d’Imagem, com apoio do Sesc paulista.
Esse livro seria antecedido por uma exposição que faríamos em parceria com o Instituto Memória Brasil, IMB, no Centro Cultural BNB de Fortaleza, mas o BNB não apostou no projeto e bau, bau, pois o centenário de nascimento de Luiz havia expirado. Pois é, este parece ser mesmo o País “dos ganchos” e das efemérides,
pois sem isso as bancas oficiais que administram verbas públicas direta ou indiretamente não bancam nada, principalmente se tiver a ver com memória e cultura popular brasileiras.

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