Seguir o blog

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

FAUSTO SETENTÃO!


Ao criar o mundo, Deus encheu o Brasil de chargistas, cartunistas, quadrinistas e tudo o mais que recriam o tempo e a vida através de lápis, canetas, pincéis.
No Brasil, real e fictício, germinaram talentos chamados J. Carlos, Mendez, Jaguar, Henfil, Alcy, Nani, Santiago, Fortuna, Ziraldo, Laerte, Angeli, Novaes, Luiz Gê, JAL, Maurício de Sousa e os irmãos Paulo e Chico Caruso.
E Fausto Bergocce?
Fausto é um craque do traço nascido em Reginópolis, SP. Sabe tudo de criação e recriação. Inventa e reinventa a vida como mestre que é.
Fausto, através da sua obra, faz o tempo mais bonito.
Eu conheci Fausto Bergocce ali pelos começos da década de 80 na redação do suplemento Folhetim, que circulava aos domingos no jornal Folha de S.Paulo. Ilustrou muitos textos meus, inclusive textos que eu fazia para o extinto Pasquim.
O acervo de charges, cartuns, colagens, xilos, aquarelas, é riquíssimo.
A obra de Fausto calculada em números é absurda e linda. A ele pedi que escolhesse uma dezena de charges e cartuns para ilustrar essa coluna. E não se fez de rogado. O resultado é o que se vê.
Fausto é daqueles caras que encantam à primeira vista. É muito observador e tem curiosidade por tudo.

Conhece uma dúzia e meia de países, entre os quais Estados Unidos e França. Dentre todos em que botou os pés, destaca o Marrocos.
O Marrocos fica ao norte da África e foi lá, no final do século 16, que o jovem rei D. Sebastião de Portugal sumiu. A lenda diz que ele, D. Sebastião, seguia à frente de sua tropa combatendo inimigos na batalha de Alcácer-Quibir. Mas essa é outra história. O que importa é que Fausto tornou-se o orgulho do pai Antônio e da mãe, Maria. E dos irmãos Luiz, Francisco, Flávio, Maria Albina e Sebastiana.
A jornalista Carla Maio está mergulhada em pesquisas para contar como se deve, passo a passo, a história de Fausto Bergocce. O livro, que ainda não tem título, será lançado em 2023 e nele estará com a primeira ilustração de Fausto, publicada em 1972, no tablóide Diário de Guarulhos. Há 50 anos, pois.
Fausto, que está completando 70 anos de idade, já publicou 16 livros. O mais recente é Pré-Histórias, com prefácio assinado por mim.
Em 2023 Fausto e eu lançaremos o livro Histórias de Esquina.
Ah! Sim: Fausto, o cara que traça tudo, é um orgulho do Brasil.

LEIA MAIS: JOGANDO CONVERSA FORAHOJE É DIA DE FAUSTO!FAUSTO: O TURISTA APRENDIZREMÉDIO PRÁ TRISTEZA É CARTOONNO PAIAIÁ O MELHOR DE SEMPRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS