Seguir o blog

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

EU E MEUS BOTÕES (13)

"O que é OTAN?", perguntou Mané. "Deixa de ser burro Mané, tu não sabe o que é OTAN!?", calma pessoal, calma. Tem muita gente por aí que não sabe o que é OTAN. "Eu mesmo nunca ouvi falar desse negócio de OTAN", diz com franqueza Barrica. "Eu sempre quis saber o que é isso, é de comer?", interferiu Jão. "Eu já ouvi falar desse negócio de OTAN. É coisa de gringo, num é?", foi a vez de entrar na conversa o alagoano Zé.
Enquanto isso, tipo na moita, a tudo observava desconfiado o lambedor de punhal Lampa.
O potiguar Biu, fazendo de conta que não tinha interesse pela coisa, pela conversa, falou quase miando: "Eu, por mim, nim tô nem aí".
Depois de coçar o queixo, meio incomodado, Zoião arriscou: "esse negócio aí tem a ver com guerra, não tem?".
Com ar de sabe-tudo, o poeta filósofo Zilidoro pôs a mão na cumbuca da história: "OTAN é a sigla da Organização do Tratado Atlântico Norte. Essa organização, internacional como se vê, é de extrema importância pra que se mantenha a paz no mundo. Dos 193 países com banca na ONU, 30 deles fazem parte da OTAN".
Era pra que eu tivesse me surpreendido, mas a explicação de Zilidoro foi brilhante. E fui claro, elogiando-o: Parabéns, Zilidoro. 
Eu nem tinha acabado de elogiar Zilidoro e os demais botões se manifestaram em palmas e urras. Logo após, Lampa quis mostrar que também sabia de algo referente à questão posta à mesa. 
Chefe, começou ele, "A OTAN é um negócio que tem a ver com aquela história de um por todos, todos por um. Estou certo? Era assim no cangaço".
Achei graça na fala de Lampa, sujeito de comportamento esquisito e até violento no palavreado. E respondi: Mais ou menos, mais ou menos, Lampa. No cangaço, a coisa não era bem assim. "Era, era!", retrucou  aos brados. Pedi calma e expliquei que o cangaço tinha, digamos, leis próprias. Se algum dos integrantes do bando cometesse um deslize inadequado, era rigorosamente punido. "E não é isso que acontece na OTAN, chefe?".
O discreto Biu decidiu retornar à conversa: "Pelo que sei, um tal de Puto, Putin, Potin. Putinho, Putinha... sei lá! Achou de declarar guerra contra o país lá do Leste europeu. Ucrânia, parece... A coisa por lá tá pegando fogo!", surpreendi-me e confirmei o que Biu dizia.
Zilidoro, atentíssimo, também concordou com o que ouviu do seu colega de casa e emendou: "Se o Putin decidir invadir também alguns países, ou pelo menos um, filiado a OTAN aí sim o pau come e o mundo pode até se acabar, porque a Rússia tem bomba atômica, os EUA tem bomba atômica, a França tem bomba atômica, a Alemanha tem bomba atômica e por aí vai", conclui benzendo-se.
Ao benzer-se, Zilidoro inspirou o cearense Jão a invocar o nome do seu padim pade Cíço, do Juazeiro. E começou, instigando a seus colegas: "Pai nosso que estás no céu, santificado seja Vosso nome...".
Confesso que fiquei tocado com o que vi e ouvi.
Esses botões vão longe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS