Seguir o blog

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

VIVA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE!

A Argentina deu Papa e Prêmio Nobel e o Brasil Machado de Assis, Monteiro Lobato, Noel Rosa, Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Tom Jobim, Vila Lobos, Drummond...
O mineiro Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro em 1902. Teve uma infância agitada. Foi aluno interno, como Geraldo Vandré e eu. Drummond foi expulso do Colégio onde estudou, Vandré também e eu não.
Drummond foi jornalista, chefe de gabinete do Ministro Capanema, no governo Vargas, mas ganhou destaque na vida nacional como poeta.
Em 1928, a Revista de Antropofagia publicou o seu mais polêmico poema: No Meio do Caminho. É pequeno, sem rimas, e nos seus dez pés a expressão "No meio do caminho tinha uma pedra" é citada sete vezes. O poema é este:

No Meio do Caminho
Carlos Drummond de Andrade
  
exibições
288.692
No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra

Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho

No meio do caminho tinha uma pedra.

E ganhou versões em muitas línguas:



No final dos anos de 1950, Drummond gravou sua voz em disco pela primeira vez declamando vários poemas de sua lavra. Nos fins dos anos de 1970, quando o entrevistei para o suplemento Folhetim (FSP), ele voltou a por sua voz em poemas que ocuparam dois LPs inteiros, que saíram pela PolyGram.
O poeta mineiro declamava muito mal os seus poemas. A sua voz pequena não ajudava, mas, enfim, essas sua investidas no mercado fonográfico ficaram para a história.
Carlos Drummond de Andrade morreu de insuficiência respiratória na noite de 17 de agosto de 1987. A tristeza pelo seu desaparecimento cobriu de luto o Brasil mais sensível. Nesse mesmo ano, em março, a Escola de Samba Mangueira, do Rio, entrou na Avenida e ganhou o Carnaval com o samba No Reino das Palavras. Opuxador da Escola e do Samba foi o legendário Jamelão (1913-2008). Ouça:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS