Seguir o blog

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

TROCAR O BRASIL POR QUÊ?

Pode passar de 3 milhões o número de brasileiros morando fora do Brasil. 
Foi não foi ouço aqui e acolá alguém dizendo estar revoltado e desejando trocar o Brasil por um país qualquer. 
Lembro de conversas com o poeta Patativa do Assaré. Ele ficava doido só de pensar na remota possibilidade de trocar o seu Ceará por um Estado qualquer. "Quem deixa sua terra é um desnaturado", dizia ele. Nessa zoada de pombo, lembro de uma reportagem em que a ex mulher de Lula, Dona Marisa Letícia, dizia estar assumindo a cidadania italiana porque, justificava ela, "a gente nunca sabe o dia de amanhã".
Sobre esse assunto, ouço uma amiga dizer que um brasileiro morador de Portugal há 3 anos pensa em voltar ao País, pois aqui, segundo ele, é o seu lugar, "o melhor do mundo, um povo que não tem igual, caloroso e a alimentação incomparável".
Esse papo de trocar o Brasil por outro país é coisa de covarde, de pessoas que se recusam a apostar, a brigar por sua terra. Claro que desde sempre muita gente trocou de país. Muitas vezes forçado.
Com o fim da revolução de 32, por exemplo, muitos brasileiros foram obrigados a viver fora. Mas isso era castigo. Um grande castigo. O exílio é um castigo. A história conta que cabeças da Inconfidência foram levados ao exílio.  Muitos poetas já escreveram sobre o assunto: entre eles Gonçalves Dias (Canção do Exílio) e Chico Buarque/Tom Jobim (Sabiá), confiram:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS