Seguir o blog

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

HOJE É DIA DE DRUMMOND

Vamos bater palmas para o Drummond?
O poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade nasceu no dia 31 de outubro de 1902, mesmo ano em que o carioca Euclides da Cunha levava a público o seu importante livro Os Sertões.
Em 1928, Drummond publicou na Revista de Antropologia o seu primeiro e mais conhecido poema: No Meio do Caminho.
Esse poema remete ao cidadão que passa grandes dificuldades na vida, que encontra dilemas, situações problemáticas, de enrascada, como ora vive Lula e o Partido dos Trabalhadores.
O PT, criado em nome dos trabalhadores brasileiros, cometeu muitos equívocos no correr de sua trajetória. O primeiro problema veio com a negativa do então presidente Luís Inácio Lula da Silva sobre o Mensalão. Disse repetidas vezes que eram infundadas as acusações envolvendo José Dirceu e outros membros da cúpula petista.
Além do Mensalão, vieram a tona situações extremamente embaraçosas para o PT, encurtando a história: Lula e o PT continuam negando todas as acusações que lhes são feitas.
Hoje, 31, o jornal Folha de S.Paulo traz bombástica entrevista de Ciro Gomes. Ciro diz, com todas as letras "que foi miseravelmente traído por Lula". Diz também que Lula o convidou para ser seu vice. Convite recusado e no seu lugar foi posto Fernando Haddad. E foi o que se viu...
É possível que se Lula e o PT tivessem feito a "mea culpa" a situação atual fosse outra. 
Num debate na televisão a ex petista Marina perguntou a Haddad por que o PT não reconhecia seus erros. Haddad desconversou, e foi o que se viu...
Onte, 30, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse que o PT vai resistir ao resultado das urnas. Pior: disse que o que ocorreu nessas últimas eleições "foi um golpe", mais um.
O poema No Meio do Caminho continua atualíssimo. Tem ou não tem a ver com o que ora se passa nas entranhas do Partido dos Trabalhadores?


No Meio do Caminho

Carlos Drummond de Andrade

No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra

Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra


JUNTA MILITAR

Não custa lembrar faz hoje 49 anos que a Junta Militar foi dissolvida. Durou 2 meses. O Regime Militar instaurado em 1964, expirou para sempre em 1985. Ditadura Nunca Mais. Vade Retro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS