Seguir o blog

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

MORRE UM NOME NASCE UM MITO

Pra morrer basta estar vivo, segundo dito popular, mas precisava ser agora? Justamente com Boechat?
Ricardo Boechat, ouço no rádio, acaba de trocar a terra pelo céu, de onde veio.
Eu não privei da sua amizade, não trabalhamos juntos, mas o respeitava muito como todo o Brasil, aliás.
Diariamente eu ouvia as críticas e ponderações de Boechat na Band FM, logo cedo. Ele era uma espécie de metralhadora giratória. E acertava, quase sempre, o alvo. O alvo eram os bandidos de colarinho branco, os políticos, empresários sacanas. Quando errava o alvo, justificava-se. E como o mais humilde dos humildes seres da terra, não pensava duas vezes para corrigir-se, pedir desculpas em público etc. Só por isso, mas não só por isso, tinha o meu respeito e a minha admiração.
Éramos nascidos no mesmo ano: 1952. Portanto Boechat despediu-se deste mundinho de josta aos 66 anos de idade.
Ricardo Boechat nasceu por acaso na embaixada brasileira, em Buenos Aires. O seu pai era diplomata, justifica-se.
Boechat começou a carreira no Diário de Notícias, RJ, nos anos de 1970, colaborando na coluna de Ibrahim Sued (1924-1995), depois passou por um monte de jornais e tv, e escreveu livros como Copacabana Palace - Um hotel e sua história. Esse livro foi publicado em 1998. Curiosidade: Um dia a rainha do baião, Carmélia Alves (1925-2012) perguntou-me se eu não lhe poderia apresentar Boechat. Perguntei a razão: "Ele é maravilhoso, quero casar com ele". Carmélia foi crooner do Copacana Palace e destaque no livro de Boechat.
Boechat nunca soube disso, certamente.
Boechat não era comunista nem anarquista, era um democrata, uma pessoa que torcia para o Brasil andar nos trilhos. Dizia-se ateu, mas depois de ver com seus próprios olhos a beleza do Rio de Janeiro do alto do Cristo Redentor disse, nos microfones da Band: "Acho que a partir de agora passo a acreditar em Deus". Ele era contra o voto obrigatório.
Puta que pariu! Com tanto cabra safado espalhado por ai, por quê Boechat foi o escolhido, hoje, de Deus? Vai ver está faltando opinião por lá...
Hoje cedo, antes de dar uns pulos na academia de ginástica ouvi Boechat pela ultima vez falando que tinha de falar, criticamente claro, sobre o descaso dos poderosos de plantão diante das catástrofes e tragédias previstas como a de Mariana e Brumadinho. E não esqueceu de dizer que Brumadinho está, aos poucos, deixando as primeiras páginas dos jornais e revistas. E tascou o pau, como tinha de tascar, no incêndio previsível no chamado ninho do urubu. O assunto que vitimou os jovens flamenguistas rendeu este post:

https://www.facebook.com/radiobandnewsfm/videos/homenagem-aos-jogadores-do-flamengo/807769076242102/



Um comentário:

  1. Esse texto e o texto de Augusto Nunes, são os dois melhores textos que li sobre Boechat. Assis é tão grande como Boechat e Augusto Nunes.

    Carlos Sílvio

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS