Seguir o blog

domingo, 5 de abril de 2020

ESTES SÃO TEMPOS DE REFLEXÃO

Os números de vítimas do Coronavírus (Covid-19) estão em fase crescente, enquanto a impaciência da pessoas explode nas casas e apartamentos das cidades e periferias do Brasil.
Ouço no rádio que os sistema de saúde do País registrou até agora 486 mortes provocadas pelo Corona.
Nunca existiu e nem existirá um mundo sem doenças.
Miseráveis e poderosos sempre existirão, em todas as partes do mundo. Tanto nas ditaduras, quanto no sistema democrático.
Sempre é tempo de aprender e transmitir conhecimentos. Os momentos de isolamento social podem facilitar isso.
Há muitos livros e filmes bons à espera de público.
Já li muito.
Vez por outra costumo expor neste blog opiniões referentes a leitura que fiz e hoje faço via áudios- livros.
Ontem 4 falei um pouco sobre 1984, de George W. Esse livro foi publicado em 1949 e seu autor morreu de Tuberculose, em 1950. A história começa num dia frio de abril com um funcionário do fictício "Ministério da Verdade" caminhando em direção ao prédio onde mora, uma mansão caindo aos pedaços compartilhada com outros empregados do Governo. Esse governo, totalitário, é representado por alguém que ninguém conhece, a não ser através de cartazes enormes espalhados por todo canto do lugar chamado Oceânia.
Oceânia, governado pelo Grande Irmão (Big Brother), tem na sua estrutura quatro ministérios: da verdade, da paz, do amor e da fatura. O primeiro cuida de notícias, divertimento e belas artes; o segundo, da guerra; o terceiro da lei e da ordem; o último, das questões de economia.
Difícil saber dos quatro o pior.
O divertimento que o grande irmão oferece à população são os enforcamentos de inimigos e traidores.
Winston Smith , o personagem referido na abertura do livro, trava consigo  questionamentos proibidos pelo Grande Irmão.
No começo da tarde de um 4 de abril, Smith decide por conta e risco escrever um diário. Mesmo sem nem a si própiro demonstrar sentimento de amor, carinho e paixão, ele aos poucos vai lembrando o que sucedeu com seus pais e irmãs. Chega a concluir que as duas morreram por ele. Leiam o livro e reflitam.
A história arquitetada por George é atualíssima e nela cabe qualquer ditador que venha a nossa memória, como o da Coreia do Norte. Até porque o Grande Irmão, que a todos "atende", não só permite como incentiva aos dominados a realizarem "passeatas espontâneas", a seu favor.
Orwell foi um visionário como Júlio Verne, Alex Raymond, Isaac Asimov, Arthur Clarke. Esses caras viam além dos olhos, muito além da mente.
É do britânico Aldous Huxley o romance Admirável Mundo Novo que rapidamente despertou atenção dos jovens de todo canto, logo ao ser publicado em 1932.
Em 1979, Zé Ramalho incluiria no LP de carreira (A peleja do diabo Contra o Dono do Céu) a balada Admirável Gado Novo, inspirada no romance do autor britânico. Essa música foi dedicada ao cantor e compositor Geraldo Vandré.  História: lembro de Vandré ouvindo essa música em fita K7, em seu apartamento, entusiasmadíssimo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS