Seguir o blog

domingo, 7 de junho de 2020

JORNALISTAS & CIA DISCUTE FUTURO DO JORNALISMO

A mais recente edição especial do Jornalistas & Cia, A Imprensa Constrói o seu Amanhã (n° 1.258), traz cerca de 130 depoimentos de profissionais do Jornalismo de quase todo o País, incluindo estados do Norte e Nordeste. Entre os profissionais que expuseram opinião sobre a imprensa pós Pandemia (o tema central da edição) estão Miriam Leitão, Carlos Sardenberg, Maria Cristina Fernandes, Luciano Martins, Maurício de Souza, Fernando Coelho, Neide Duarte, Luis Carlos Ramos, Sílvio Lancellotti, Moacir Assunção, Pedro Cafardo, Ignácio de Loyola Brandão e Cremilda Medina; e os cartunistas Jal e Paulo Caruso. Incríveis. O texto de Paulo, especialmente, é brilhante, pois crítico e cheio de graça.
Os depoimentos indicam a natural preocupação de todos nós temos sobre o futuro que invade nossa porta, com fúria.
A crise política, econômica e sanitária que desabou sobre o mundo vai deixar marcas profundas, indeléveis.
Desgraça de todos os tipos marcaram o mundo desde o dilúvio.
A literatura mostra pandemias como as provocadas pela peste negra e espanhola. No Brasil, inclusive.
A peste Negra, ou bubônica, matou um mar de gente nas três vezes que mostrou sua cara, nos séculos XIV, XVII e XIX.
Em 1918, a gripe Espanhola matou pelo menos 350 mil pessoas no Brasil. Isso em menos de 3 meses. Um horror. Ler Chão de Ferro, de Pedro Nava; e as memórias de Nelson Rodrigues. 
A Imprensa não apendeu muito com essas desgraças, até porque ainda engatinhava.
As pessoas nada ou muito pouco aprenderam com isso tudo que passou. Pena, fazer o que?
Essa edição especial deve ser lida, relida, espalhada e depois arquivada com carinho por todos aqueles que fazem Jornalismo e encontram no Jornalismo a via básica para a consolidação da Democracia, ora tão massacrada pelos poderosos de plantão.
A newsletter Jornalistas & Cia tem demostrado no correr dos últimos 25 anos sua importância para formandos e formados em Jornalismo. É o que eu acho. E acho também que haverá grandes adaptações na prática do Jornalismo. As redações, por exemplo, se multiplicarão nas moradias dos profissionais, que redigirão colunas e tal. Darão entradas ao vivo no Rádio e TV etc. Mas a figura do repórter continuará tão importante quanto hoje, pois dela dependerá a notícia que estará sempre na rua. 
Com essa edição especial de Jornalistas & Cia, o Diretor Eduardo Ribeiro fez mais um gol de placa.
Ah! Sim, ia-me esquecendo: a edição aqui referida finda com o cordel Jornalismo e Liberdade nos Tempos de Pandemia (capa Fausto, acima). De minha autoria, modéstia à parte.
Confira:

http://emkt.jornalistasecia.com.br/emkt/tracer/?2,6262003,55599147,bf0b,1


Em momentos diferentes, o radialista Carlos Sílvio, levou ao seu programa os jornalista Edu Ribeiro, Ignácio de Loyola Brandão, Sílvio Lancellotti, Paulo Caruso, e José Hamilton Ribeiro.
Confira, clicando:

https://www.youtube.com/watch?v=kYS5RhoNPz0&t=281s

https://www.youtube.com/watch?v=VPhFmJrWBVE&t=404s

https://www.youtube.com/watch?v=ugfb8PuCN1Q&t=767s

https://www.youtube.com/watch?v=q5MaashLQ8M&t=1262s

https://www.youtube.com/watch?v=fwZf5d38T20&t=6s

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS