Seguir o blog

terça-feira, 11 de agosto de 2020

CBN: JORNALISMO EM TEMPO REAL

O jornalista João do Rio, principal idealizador da reportagem, nasceu num agosto. Esse João foi, de fato, incrível. Foi um cara de visão. Confira: https://assisangelo.blogspot.com/2020/06/o-jornalista-joao-do-rio-uma-marca.html
Luiz Gonzaga não era jornalista, mas tinha uma visão de Brasil muito completa. 
Gonzaga morreu em 1989, 100 anos antes nascia no município de Bragança Paulista, SP, o advogado e jornalista Cásper Líbero. 
Como jornalista e empresário do ramo, Líbero antecedeu o pioneirismo do paraibano Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, o Chatô (1892 -1968). 
Cásper Líbero formou-se em direito pela faculdade do Largo de São Francisco, SP, quando tinha 19 anos de idade. 
Lembrei-me desses personagens ao ouvir hoje cedo os apresentadores Milton Young e Cassia Godoy entrevistando o ex-presidente da República Michel Temer. 
Após breve introdução, Young indagou do entrevistado sobre a viagem que fará amanhã 12 à Beirute, como representante oficial do Governo brasileiro. Resposta dada, a pergunta seguinte questionava Temer sobre as ações que há contra ele no STF. Questão delicada, e tudo ao vivo, na CBN. Sem se fazer de rogado, mas sentindo a força da pergunta, Temer disse o que tinha de dizer após sutil alfinetada no autor da pergunta. 
Também com classe e inteligência, Cassia fez perguntas pertinentes e o entrevistado também respondeu o que tinha de responder, com clareza e educação. Gostei.
Entrevistas como a que escutei hoje, valorizam a profissão, os profissionais e o rádio. 
Dá gosto ouvir a CBN.
Gosto também do jornalismo da Bandeirantes. 
O jornalismo da Jovem Pan, grosso modo, fica a desejar. 
Nada não, mas ouvir o tempo todo jornalistas defendendo o bolsonarismo cansa.
Tudo tem dois lados, não é mesmo?
Isso, aliás, faz-me lembrar um caso "estrelado" por Chatô. 
Diz a lenda que um certo repórter foi queixar-se ao criador dos diários associados que uma de suas matérias havia sido publicada diferentemente do que escrevera. Chatô, então, teria respondido: "Meu filho, quer publicar tudo que escreve, crie um jornal pra você".
João do Rio impôs-se no jornalismo pela visão clara que tinha dos fatos. 
Cásper Líbero entrou para a história pela visão que tinha do jornalismo. Não à toa, já era profissional respeitado em 1918. Nesse ano ele empregou o dinheiro que tinha na compra do título do Jornal, A Gazeta. Depois da Gazeta, ele criou a Gazeta Esportiva, a rádio Gazeta, a TV Gazeta e a fundação que leva o seu nome.
Sempre é tempo de lembrar Cásper Líbero, morto em um acidente de avião no dia 27 de agosto de 1943, no Rio. 
No mais, é como eu disse no começo deste texto: Luiz Gonzaga não era jornalista, mas construiu uma obra como se jornalista fosse. Explico melhor: um profissional sem curiosidade é como vaqueiro sem boiada pra tanger.
Ouça a íntegra da entrevista do ex-presidente Temer à rádio CBN: https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/311405/nao-dou-conselho-para-ninguem-quando-me-pedem-palp.htm



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS