Seguir o blog

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

VICTOR SIMÓN NA CHINA DE MAO TSÉ-TUNG


Victor Simón nasceu em 1º de agosto de 1936, em Macaé (RJ). Estudou, mas cedo abandonou os estudos, que nem o paulista Adoniran Barbosa. E ganhou o mundo com a sua música. Uma delas, Bom Dia Café, chegou ao ouvido do líder chinês Mao Tsé-Tung (1893-1976).
Pois é, nestes tempos bicudos de novo coronavírus vindo da China não custa lembrar que um brasileiro andou por lá, pela terra dos velhos imperadores da Ásia mais antiga.
Victor acompanhou os primeiros momentos da Revolução Cultural chinesa promovida pelo já citado Mao, em 1966. E pra provar isso ele um dia me deu um monte de recortes de jornais chineses noticiando sua presença por lá.
Simples: ele me disse que foi convidado pra se apresentar por lá. Eu tinha boas conversas com Victor, que morreu em 2005. Morreu pobre, abandonado, sem tostão no bolso. Como pude, estive junto dele até o fim.
Algumas de suas músicas ganharam versões estrangeiras, como O Vagabundo, dos anos de 1930. Ouça-a: https://youtu.be/Znwa5fgbvqI
Victor morreu sonhando que um dia voltaria a fazer sucesso como antigamente. Não deu.
Tão importante como Victor foi Adoniran.
Adoniran nasceu nem 6 de agosto de 1910 e morreu em 23 de novembro de 1982.
Victor andou frequentando o programa São Paulo Capital Nordeste, que apresentei há mais de seis anos pela Rádio Capital, AM 1040.
Adoniran não participou do meu programa na Capital, mas tomamos um uísque aqui outro acolá, nos bares paulistanos.
Viva Victor Simón!
Viva Adoniran Barbosa!
Saiba mais:
Quer mais sobre Adoniran? Leia o livro Pascalingundum.
As obras de Victor e Adoniran estão no acervo do Instituto Memória Brasil (IMB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS