Seguir o blog

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

GRAVAÇÕES RARAS DE JK COMPLETAM 50 ANOS

Dois ilustres brasileiros nasceram no dia 12 de setembro. Um deles, Juscelino Kubitschek de Oliveira (1902-1976).
Juscelino, ou JK, virou presidente da República sem sonhar ser presidente da República. No caso dele, era formar-se em Medicina. Formou-se, mas o tempo, nas suas voltas, levou-o à política. E foi assim: prefeito, deputado federal, governador e presidente.
JK assumiu a Presidência da República em 1956. O marechal Lott garantiu-lhe a posse, pois o poder paralelo da época não o queria.
Bom, essa história todo mundo sabe. E se não sabe, deveria saber.
Já famoso e cassado pelos militares em 1964, Juscelino foi convidado a participar de um LP. Cantando. Era bom de voz, melodioso, afinado, e um bom pé de valsa.
Juscelino gostava de cantar, tocar violão, junto com amigos. Entre estes, a cantora Inezita Barroso.
Muita história bonita deixou JK.
Já em 1960 ele havia participado da gravação de uma música feita para homenagear a cidade que idealizou: Brasília, Capital da Esperança, de Ariowaldo Pires e Simão Neto.
O LP J.K. em Serenata foi lançado pelo selo Berverly (Copacabana) em 1970. Ele aparece cantando em três faixas: Elvira Escuta (João Macedo de Andrade), Varrer-te da Memória (Anônimo) e É a Ti, Flor do Céu (Modesto A. Teixeira e Teodomiro A. Pereira). Antes, o próprio JK endereça mensagem (1ª faixa, lado A) aos ouvintes. Ouça: https://www.youtube.com/watch?v=M48V0gCYVvY&feature=youtu.be
O nome de Juscelino aparece em várias músicas, incluindo Pagode em Brasília. Essa música, de Tião Carreiro e Lourival dos Santos, saiu em disco de 78 rpm meses antes de Brasília ser inaugurada, em 1960.
Bons tempos aqueles em que presidente da República era inteligente, respeitador e sensível.
Ah, sim! O outro ilustre brasileiro nascido em 12 de setembro atende pelo nome de Geraldo Vandré.
O acervo do Instituto Memória Brasil (IMB) tem o LP J.K. em Serenata e vários discos com músicas homenageando o fundador de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS