Seguir o blog

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

VIVA TECA CALAZANS!

Na ordem: Musique du Nordeste, volumes 1 e 2; Brésil: Cantadores Repentistas, Fête de Rue du Nordeste e Aboio & Embolada. Todos produzidos por Teca

Há 54 anos a capixaba Teca Calazans estreava na música com um compacto simples (Têca) gravado e lançado pela extinta Rozenblit. 
Esse disco trazia duas faixas: Aquela Rosa, de Geraldo Azevedo e Carlos Fernando, de um lado; e do outro Cirandas, de domínio público adaptado pela artista.
Teca, de batismo Terezinha João Calazans, seguiu carreira também como atriz, compositora e produtora musical (acima, capa de discos que produziu para a gravadora Buda Musique).
Como cantora, Teca Calazans é autora de uma extensa discografia que inclui obras primas do erudito Villa-Lobos e artistas da cultura popular nordestina, como o pernambucano Oliveira de Panelas e o paraibano Daudeth Bandeira.
Moradora de Paris, raramente a artista vem ao Brasil. Numa dessas vindas eu a entrevistei no programa São Paulo Capital Nordeste, programa de grande audiência que apresentei durante anos na rádio Capital AM 1040.
Dentre as músicas por Teca gravadas, há clássicos como Caicó e O Trenzinho do Caipira, de Villa-Lobos com letra da própria Teca e do poeta maranhense Ferreira Gullar (1930-2016).
Do poeta repentista Oliveira de Panelas, Teca, que nasceu no dia 20 de outubro de 1940, gravou Esses Discos Voadores me Preocupam Demais e Amor Cósmico.

FRED JORGE

Hoje completam-se 27 anos do desaparecimento do tieteense Fued Jorge Jabur.
Fued entrou para a história da nossa música com o nome artístico de Fred Jorge. Ele nasceu em 1928, no dia 31 de maio.
Eu o conheci no fins dos anos de 1970, quando ele ocupava um cargo de direção da extinta gravadora CBS.
Ele deixou muitas músicas gravadas, principalmente versões estrangeiras que fez para a língua portuguesa. Morreu pobre, praticamente abandona em Tietê, SP. Fica o registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS