Seguir o blog

sexta-feira, 29 de abril de 2022

VIVA DUQUE-ESTRADA!

Meu amigo, minha amiga, você sabe quem foi Osvaldo Duque-Estrada?
Duque-Estrada foi uma personagem muito importante na poesia brasileira. É dele a letra do Hino Nacional Brasileiro.
O Hino Nacional foi feito logo depois do grito de Pedro I. Um grito que não existiu. E a história é longa e curiosa.
A cena do grito que não existiu foi "retratada" pelo paraibano Pedro Américo. O quadro é famoso. Nele aparece, em tese, o "herói" Pedro I, montado num belíssimo cavalo.
Cavalo não sobe ladeira, como camelo não desce ladeira. Impossível.
Osório Duque-Estrada nasceu em terras do Rio. Foi diplomata, professor e crítico literário. Abandonou o curso de Direito, já no fim, no tempo em que estudava na faculdade do Largo de São Francisco.
A bibliografia de Estrada é curta, pequena. 
Na bibliografia de Duque-Estrada, ão conta oficialmente, o livro Noções de Historia do Brasil.
O Livro Noções de Historia do Brasil se acha em único exemplar no acervo do Instituto Memória Brasil, IMB.
Meu amigo, minha amiga, de prosa por ora chega. Leia: DE VANUSA E HINO NACIONAL BRASILEIRO
Meu amigo, minha amiga, no ano de 1918 Vicente Celestino gravava pela Odeon o nosso Hino Nacional. Foi o primeiro a fazê-lo. Naquela época a Gripe Espanhola corria solta. Ouça:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS