Seguir o blog

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

EU E MEUS BOTÕES (32)

"Seu Assis, seu Assis! O Sr. viu o Tchutchuca do Centrão partindo pra cima de um youtuber lá no Planalto?", começou a falar exaltado o quase sempre tranquilo Zoião.
Que história é essa de Tchutchuca do Centrão?
Risada geral entre meus aparentemente fiéis botões. "O Sr. não sabe, seu Assis, o que é Tchutchuca do Centrão!?", meteu-se na conversa, eufórico e rindo, Barrica. Seu irmão Biu, soltando uma gaitada, disse: "O chefe tá to-tal-men-te por fora". E Lampa, cutucando as unhas com seu punhalzinho de estimação: "Hmmm, achei graça nessa história, confesso".
Zé e Mané ao mesmo tempo disseram: "Merecido! Merecido!".
Zilidoro, com sua calma franciscana, achou de enfiou seu bedelho no papo: "Essa história de Tchutchuca é, claro, muito engraçada. Mas a expressão não é de hoje. Tchutchuca vem lá de trás, de 1999, quando o grupo de funk carioca Bonde do Tigrão mandou ver nas paradas de sucesso com essa coisa de Tchutchuca...".
Zilidoro nem havia terminado a sua explanação sobre a origem da expressão Tchuthuca, quando Jão quietinho no seu canto, começou a cantarolar:

Vem, vem
Tchutchuca
Vem aqui pro seu Tigrão
Vou te jogar na cama
E te dá muita pressão!

Todos os meus botões começaram a cantar esse malamanhado refrão. Pior: e a dançar. E não teve como não rir. Voltou a dizer Zilidoro: "A expressão tchutchuca foi usada pela primeira vez, no campo da política, em 2001. Naquele ano Roberto Requião e Álvaro Dias disputavam o governo do Paraná. E foi Requião que tirou sarro do Álvaro. Requião ganhou a eleição, mas essa é outra história".
Cá pra nós, mas confesso que me surpreendi com a firme explicação de Zilidoro para a expressão Tchutchuca no campo da nossa política. Tudo bem, mas o que me preocupa é o fato de um presidente da República partir para a agressão contra um cidadão insatisfeito com a sua administração. Sim, claro, ser chamado de vagabundo, covarde e safado não é fácil. Não é fácil para nós cidadãos comuns. Mas para um presidente, representante de umaNação, é diferente.
"Mas o que é que se pode  esperar do Bulsa, um cabra tão destemperado?", perguntou Mané.  
Essa fala do Mané despertou a atenção do Biu: "O que é 'Bulsa'?".
Todo mundo caiu na risada com a pergunta um tanto ingênua de Biu. 
"Bulsa, é Bolsonaro, idiota!", provocou Zoião.
É pessoal, a vida política no Brasil está complicada. É xingamento pra tudo quanto é lado. Até a primeira dama, dona Michelle, andou dizendo abobrinhas contra o Lula e o Lula revidou, dizendo que Bolsonaro está tomado pelo Demônio. "É verdade, é verdade, seu Assis! Muita coisa está por vir, por isso a gente precisa se cuidar", disse Zé. 
Bom, vocês viram a última pesquisa do Datafolha?
Barrica levantou a mão dizendo que sim, que viu, opinando: "O Lula continua na frente, que nem cavalo bom de corrida, mas se não se cuidar pode perder". 
No seu cantinho, de rádio portátil na mão, Jão começou a cantarolar incentivando os coleguinhas de casa a dançar no passo do Tigrão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS