Se existir Céu depois da nossa morte e se para lá formos pelo "bom comportamento" na Terra, é nesse lugar que o poeta repentista paraibano Sebastião Marinho está, a contragosto do Demo, se existir.
Para os católicos, o Céu é um lugar onde moram anjos, arcanjos e doidos em geral, como Deus. E é para lá, o Céu, que vão, depois da morte, os puros de alma e os corretos terrenos: nós.
Sebastião, Bastião para os íntimos, subiu para o andar de cima hoje 10 por volta das duas da madruga. O passamento ocorreu num leito de hospital do bairro paulistano de Vila Alpina. A causa mortis: falência múltipla dos órgãos.
Doeu, meu coração bate com tristeza.
Natural de Solanea, Sebastião chegou em São Paulo no começo dos 70. Foi ficando, foi ficando, fundou União dos Cantadores Repentistas e Apologistas do Nordeste, UCRAN.
Foi um dos caras mais importantes da poesia popular feita ao som de viola. Deixou poucos discos gravados, mas uma legião enorme de seguidores e admiradores.
A última vez que falei com Sebastião, por telefone, faz umas duas semanas. A voz já estava cansada, falava pouco.
Cheguei a escrever, acho que em fins do ano passado, um poema sobre ele. Ele gostou e disse que não merecia tal texto poético. Rimos. Gravei esse poema e brincando ele perguntou se também podia gravar um poema que fiz pra Rolando Boldrin intitulado Sr. Boldrin.
Tudo de bom desejamos, sempre, a Sebastião Marinho. Que Deus o tenha bem e que goste da beleza poética musical do Marinho, lá, ali, ao Seu lado: no Céu. E que nos esperem.
Ia-me esquecendo: a última vez que tive a alegria de abraçar Sebastião foi no dia 27 de setembro de 2022. Foi aqui em casa, quando eu completava 70 anos de idade. Presentes maestro Júlio Medaglia, o ex-ministro senador Aldo Rebelo, Flor Maria, Ana Maria, Anastácia, Moreira de Acopiara e tal.
É isso aí.
ME EMOCIONEI E CHOREI SOZINHA, POR ISTO EU CHOREI BAIXINHO,
ResponderExcluirESTA EMOÇÃO SUBLIMAREI DERIVANDO AO MEU EXISTIR POÉTICO. AHI ESTARÁ BEM GUARDADO. UM ABRAÇO ASSIS ANGELO E SALUDOS DE CHILE.
Você ilumina o céu, depois de iluminar a Terra, foi conhecer novas eras e outros seres encantar. Beira mar, beira mar... como foi lindo seu quadrante à beira mar.
ResponderExcluirSebastião, você iluminou minha infância, me fez escutar as letras das canções com atenção, na sua viola, em viva voz, mora lá também a minha criança. Seja muito feliz onde quer que esteja. Obrigada pelo carinho, respeito e dedicação com sua arte!
Quero acreditar que existe um mundo melhor, mesmo sendo bem longe daqui! Onde possa encontrar pessoas boas, feito você, que é um exemplo de artista e das pessoas mais sábias que se possa encontrar. Guardo memória afetiva do seu pensamento afiado! Bonito ver se expressar. O Brasil devia ter dado seu devido valor: imensurável. Viva, Sebastião. Vou colocar suas músicas pros jovens ouvirem.