Seguir o blog

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

SAFADEZA AMERICANA

Outro dia eu disse que os EUA não são flores que se cheire.
Amigos, amigas, o que está ocorrendo neste mundinho doido onde vivemos é uma loucura total. É gente se candidatando a matar gente.
Não precisamos espichar os olhos para ver a desgraceira que países ditos do "primeiro mundo" estão a fazer contra o que resta do mundo. Sim, este em que vivemos.
O que o tal Trump está fazendo é um jogo canalha, como ele, a favor dele.
Esse cara, repito canalha, foi eleito por seus seguidores radicais para derrubar a democracia. E não custa lembrar que foi eleito democraticamente e o que está fazendo é completamente diferente do que universalmente proclama a democracia: liberdade. 
Os EUA sempre acharam que os países da nossa América eram deles. 
Amigo, amiga, no dia 2 de dezembro de 1823 um cara chamado James Monroe (1758-1831), 5° presidente gringo daquelas bandas do Norte, ocupou espaço no Congresso lá deles para dizer que, entre outras coisas: "América para os ameicanos".
A ideia era, segundo a doutrina Monroe, controlar o continente americano. O lance era: proteger os países da nossa América, do Sul e Latina. 
No que toca ao México, em 1847, os EUA subtraíram, pra dizer o mínimo, mais da metade do território desse país.
E vou parar por aqui, porque o que os EUA fizeram com os países da nossa América foi muito violento.
A relação comercial do Bradil com os EUA data da segunda metade do século 19. O café, como produto, era a grande novidade degustada por todos.
O café continua sendo nos EUA e no mundo afora uma preferência especialíssima.
Em 1893, o paulistano Eduardo Prado (1860-1901) já falava da safadeza que os EUA estavam fazendo contra o Brasil. Sugiro que leiam o livro A Ilusão Americana. 
Sim, voltarei ao assunto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS