Seguir o blog

terça-feira, 13 de outubro de 2009

ESPETÁCULO PARA TODAS AS IDADES

Singelo e muito bonito.
É assim o espetáculo infantil Sapecado, com texto e direção assinados por Marcelo Romagnoli.
No palco dez atores, mais o talentoso sanfoneiro Olívio Filho, o Olivinho, enchem os olhos de todos.
A história é simples: uma mulher do campo, um cachorro vira-lata e um carteiro aspirante a cantor fazem viagem por estrada comprida até um lugarejo imaginário de nome do título da peça, para assistir a um casamento nos moldes antigos. No correr do caminho, coisas curiosas e engraçadas acontecem. Entre essas as quais, o desafio entre o bem e o mal representados por uma benzedeira e pelo Demo; e a troca de falas entre uma vaca e sapos, enquanto, de noite, a mulher e o carteiro, doidos pra dormir, se vêm às voltas com muriçocas e outras pequenas pragas incômodas dos brejos dos confins do País.
Antes disso, e de tudo terminar numa bela festa caipira com a mulher Assunta e o carteiro Adauto fazendo juras de amor eterno, a platéia se deleita com a categoria e graça dos atores tocando e cantando cantigas do mundo rural, algumas autorais e outras adaptadas do nosso folclore. Tudo fluindo ao som de instrumentos simples, como o tarol, a viola e o contrabaixo.
Perfeito.
Ah! Sim, mas é bom que se diga logo e com prazer: Sapecado não é um espetáculo só para o público infantil; é um espetáculo para todos os públicos.
A foto que ilustra este texto é de autoria de Edu Marim Kessedjian.
................
Vão se agendando aí: o Grupo Sombrero de Teatro, sob a direção de Sérgio Milagre, apresenta nos próximos sábado e domingo, no Teatro Irene Ravache (Rua Capote Valente, 500, Pinheiros), a peça O Grito, de Plínio Marcos. O texto é uma adaptação de outros textos de Plínio: Querô, O Abajur Lilás e Navalha na Carne. Traz a trajetória de um menino de rua como tantos, filho de prostituta como tantas, que come o pão que o diabo amassou e ainda paga caro por não se render a policiais bandidos e outros personagens do submundo, na sua luta pela sobrevivência. Atualíssimo. Reflete a sociedade injusta em que vivemos.
................
De Luciano Sá, assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste, recebo informação de que o IV Festival BNB da Música Instrumental apresentará 22 concertos de 14 formações instrumentais oriundas de seis estados de quatro regiões brasileiras (Nordeste: Ceará e Paraíba; Sudeste: Rio de Janeiro e São Paulo; Sul: Paraná; e Centro-Oeste: Distrito Federal). Essas apresentações ocorrerão entre os dias 14 e 17 próximos, com entrada franca. Detalhes através de lucianoms@bnb.gov.br ou pelos telefones 85.3464.3196 e 8736.9232.

Um comentário:

  1. Obrigado por essa aula diária de informação e cultura.

    Abraço

    Luizinho Coruja

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS